Depoimentos sobre o ENDA 2014
Sandro Cavalcanti Rollo, Juiz de Direito, Arujá, SPO ENDA é uma experiência única em vários sentidos. Em primeiro lugar, pelo conhecimento adquirido através das palestras, rodas de conversa e até mesmo discussões entre amigos, sobre os temas e as polêmicas trazidas pelo evento. E também é muito boa a sensação de estar em um lugar com mais dezenas e dezenas de pessoas lutando pela mesma causa, sem ter que se preocupar o que vem na comida e etc. Mas o que mais fica no ENDA mesmo, acredito, é a sensação de amizade e cumplicidade mesmo com as pessoas que nem conhecemos direito e mesmo com aquelas que nem conversamos. É uma oportunidade de se divertir com momentos como o sarau, a fogueira, o passeio no lago, os almoços e o tempo livre também. Uma ótima situação para conhecer pessoas com os mesmos objetivos ou reforçar as amizades já criadas nessa luta. Sem dúvida, 4 dias inesquecíveis, onde valem a pena cada minuto de sono perdido. De ruim, fica a vontade de que durasse mais, e a saudade nos primeiros dias após o fim do evento.
Carlos Daniel Vallada, São Paulo, SPO ENDA é uma imersão em direitos animais e veganismo. As palestras, mini-cursos e interações capacitam ativistas de todo o Brasil e possibilitam que o movimento abolicionista cresça e plante mais sementes. É impossível participar do ENDA e não sair inspirado e com muita energia pra batalhar pelos animais. Durante alguns dias você tem a possibilidade de fazer parte de um universo paralelo, onde todos os alimentos são livres de crueldade, os debates são abolicionistas e as pessoas discutem sobre como transformar a sociedade em prol dos animais, mas sem esquecer de lutar também pelas causas sociais, pois tudo está conectado. Ainda há as atividades recreativas (lago, sarau, fogueira) e momentos de tempo livre, em que você tem a possibilidade de conversar com pessoas incríveis e trocar experiências. O ENDA é imperdível e, com certeza, participarei dos próximos.
Jully Iguchi, Ribeirão Preto, SPDesde 2008 eu tinha muita vontade de ir ao ENDA pois me sentia sozinha na minha cidade pra poder fazer ativismo. Nesse ano foi definitivo pois eu teria que ir mesmo, eu não iria deixar passar esse evento, e com a chegada do grupo Onca em Pelotas e com essa responsabilidade do grupo eu fiz minha inscrição. A experiência do evento foi muito bacana eu tive oportunidade de conhecer o trabalho de ativistas do país inteiro. A grande troca de experiências, as palestras foram de grande ajuda a encontrarmos os erros durante o amadurecimento como ativistas.Também pude analisar com melhor clareza porque os grupos da causa se segregam, e porque as pessoas são tão resistentes ao veganismo e que há problemas muito mais profundos a serem resolvidos dentro dos próprios movimentos. Também com a experiência do ENDA eu consegui me aceitar, que sou ativista e que eu não vou deixar de ser, que eu não devo ter vergonha ou medo disso e que embora as pessoas possam nos atacar e apedrejar dizer que somos loucos, extremistas, radicais, nós apenas estamos fazendo justiça com as próprias bocas deixando de comer corpos e secreções de animais e falando para mais pessoas sobre a tirania do especismo. Os animais não tem escolhas, não podem falar por si, mas nós podemos.
Anne Farias, Pelotas, RS
Mais um passo em direção à defesa dos direitos dos animais. Após um planejamento de dois anos, finalmente, presença confirmada no ENDA-2014 (Encontro Nacional de Direitos Animais). Todos os presentes (participantes e palestrantes) me ajudaram a enxergar o que de fato significa o termo “Proteção Animal”. Saímos com a esperança de que a mudança é possível. Que existem MUITOS humanos do bem dispostos a fazer a diferença. Para ajudar os animais é necessário aprender a fazer escolhas novas e conscientes. Tudo isso em nome de uma causa maior. Em nome daqueles que não podem falar. A mudança de comportamento é urgente e inevitável, por amor e respeito pelos animais (todos os animais). Que a mudança comece. E que seja por mim.
Ellen Paolla dos Santos, São José dos Campos, SP
Eu só me mexi para escrever um depoimento sobre minha participação no ENDA 2014 após assistir ao vídeo feito pelos próprios organizadores, duas semanas depois. O que eu senti foi tão misturado que é difícil explicar em poucas (ou muitas) palavras. Mas, basicamente, o que eu senti, como se tivesse voltado no tempo e estivesse lá agora, foi um acolhimento de pessoas que já acordaram para a situação dos animais e que estão trabalhando para ajudar no despertar do resto (ainda enorme) do mundo. Trabalhando para mudar definitivamente a situação atual dos animais (humanos e não humanos). Ou seja, o que eu senti foi uma identificação imensurável com aquelas pessoas e com aquele ambiente onde se debatia questões para a conquista da libertação animal. Agora que a ficha me caiu, percebo o quão longe chegamos no quesito de distorcer as coisas no mundo como é hoje. Onde, nos meios sociais ou em qualquer lugar, os animais ainda estão quase sempre invisíveis aos olhos humanos. Onde uma vida é entendida como uma ‘coxinha’, ou como um ‘hamburguer’, ou como um instrumento que pode ser aberto vivo em laboratórios de pesquisa. Enfim… dito isto, deixo aqui meu enorme agradecimento ao ENDA e a todas as pessoas envolvidas nele de qualquer forma. Desde seu final, há duas semanas, já soube de 4 participantes que se tornaram veganos. Quatro pequenas-enormes vitórias! Quero que, na próxima edição, em 2016, já tenhamos outras conquistas, para que os animais se sintam mais próximos de serem reconhecidos como indivíduos de direitos. Que estejamos passos à frente no caminho da abolição da escravidão animal. O ENDA certamente inspirou neste sentido as pessoas que lá estiveram.
Mirna Della Rosa, São Paulo, SP
Você fica sabendo de um evento bienal de pessoas que tem o mesmo interesse que você, pensa em como o encontro pode ser produtivo por discutir interesses comuns, principalmente por conta da parte de capacitação, compartilhar ideias, ações, soluções e até mesmo erros.
Após pensar um pouco, fazer uma pesquisa de campo sobre alguns amigos em comum que poderiam ou não participar, vc escolhe ir. Chegando lá, a interação é instantânea. Não é apenas o fato de todos terem basicamente os mesmos interesses, e sim a energia de cada um que transforma o lugar. Durante os quatro dias não existe preocupação com o resto do mundo, pois de alguma forma a gente se sente completo, como se nada mais importasse além do momento com pessoas incríveis (e retardadas). Não sei por quanto tempo as lembranças desses quatro dias permanecerão em mim, além das anotações das palestras e ensinamentos pessoais, afinal, falta b12 pra tanta história marcante. Tudo que sei é que no começo, você vai mais pela capacitação e até mesmo como uma medida desesperada de se animar ainda mais pela causa e criar forças, não parar. No final não são apenas as palestras, as atividades, e toda a parte programada que fazem a diferença, e sim cada um desses desconhecidos que em apenas quatro dias conseguem fazer parte de você como se de alguma forma sempre estivessem lá. Apesar dessa sensação precoce de saudade, só vi pontos positivos! Ensinamentos essenciais sobre a causa animal, forças restauradas, novas amizades, e antigas ainda mais reforçadas. Por isso e por outras, com certeza estarei presente nas próximas edições do ENDA, afinal, um evento tão grandioso assim, não da pra deixar passar. (:
Francine Massaro
Estou feliz por ter aproveitado a oportunidade de estar no Brasil para participar do ENDA nesse ano. Foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o movimeno pelos direitos animais no Brasil e conectar com ativistas desse país e dos estados Unidos. Eu gostei de ter assistido a tantas palestras interessantes, compartilhar ideias, as refeições e tantas ocisas mais nesse lindo lugar. Os quatro dias passaram rapidamente demais. É incrível que há pessoas em todo o mundo lutando pela mesma causa. Juntos nós podemos tornar isso realidade.
I’m glad to have used the chance of being in Brazil for a while to join this year’s ENDA. It was a great opportunity to learn more about the animal rights movement in Brazil and to connect with activists from this country and the United States. I enjoyed listening to many interesting lectures, sharing ideas, meals and so much more in this beautiful place. The four days went by way too quickly. It’s amazing to see that there´s people all over the world fighting for the same cause. Together we can make it happen.
Sarah Kaufmann, Hamburgo, Alemanha
Fui protovegetariana por 3 anos e realizei trabalho voluntário em Ongs de proteção animal durante algum tempo, porém sempre tive a sensação de que poderia fazer mais. Foi com a intenção de me envolver mais com a causa animal que eu decidi participar do ENDA 2014. Lá entrei em contato com muitas pessoas engajadas e motivadas, que renovaram a esperança em mim. Formei novas opiniões, decidi o curso para o qual irei prestar vestibular, conheci e me envolvi com o trabalho do VEDDAS, entrei definitivamente no caminho do veganismo e aprendi muito, muito mesmo. Além disso, conheci pessoas incríveis que espero ter como parceiras durante toda essa jornada pela libertação animal (e humana!). Tenho certeza que estarei presente em todas as futuras edições do ENDA!
Mariana Abrahão, Cotia, SP
Finalmente, após a vivência no ENDA, eu e meu namorado, Pedro Mauricio, conseguimos nos tornar veganos. Minha mãe (que não é vegana) passou a nos ajudar. Está fazendo receitas deliciosas e ainda comendo conosco. Depois de escutar o depoimento da Mi Crespo sobre a inclusão de pizzas veganas em uma pizzaria da cidade, resolvi seguir o exemplo e arriscar. O máximo que aconteceria seria escutar um NÃO e só. rs. Conversei com a proprietária de uma pizzaria em São José dos Campos (que é sensível à causa) sobre essa possibilidade e a resposta dela foi: Aceito, claro! O Camaleão Max já se prontificou a fornecer todo o suporte para implantar o projeto. George Guimaraes, saiba que o ENDA lançou várias sementes. Por aqui, elas serão plantadas e germinadas.
Ellen Paolla Santos, São José dos Campos, SP
Tive a alegria em me presentear participando com o ENDA pela segunda vez. O encontro é único, transformador e inspirador onde entramos em plena sintonia, a começar pelo local que é lindíssimo e muito bem escolhido. Foram dias de muita troca, diversidade, aprendizado, energia e esperança para a atuação no movimento. Sair do ENAD com um certo incômodo para mim foi valoroso demais, de fato, um sinal de que não basta somente ser vegana e que tenho muito mais a continuar a fazer pela frente. Parabéns à todos que contribuíram de alguma forma com o ENDA e em especial ao George que é muito teimoso e fez acontecer, rs.
Laura Mellim, São Paulo, SP
O fato de ter sido um encontro e não um congresso (que teria caráter deliberativo) deliberativo, ou seja, definindo as diretrizes da entidade para um período determinado, e a permissão de participação de pessoas filiadas a entidades com linhas de raciocínio conflitantes com aquelas defendidas pelo VEDDAS, tornou o evento mais leve e tranquilo, permitindo uma colaboração mais amistosa e edificante dos(as) participantes.
Francisco José Alves, Rio de Janeiro, RJ
É minha terceira edição do ENDA e avalio como a melhor. Não por ter sido mais perfeita, talvez tenha tido as mesmas falhas. Acho que foi a melhor porque eu tenho agora uma visão mais madura do que seja o movimento pelos direitos animais. Sei que ele não é homogêneo, que é ainda muito jovem no Brasil, com muitas coisas a serem discutidas, avaliadas e questionadas. Vejo aí a importância de um evento como o ENDA onde podemos nos encontrar, em forma de retiro ideológico e, além de fazer essas trocas, nos fortalecermos enquanto seres que lutam por outros. Precisamos desse encontro, pois muitas vezes estamos sozinhos, numa luta injusta e lenta, e por muitas vezes nos questionamos aonde ela está nos levando, se está tendo resultados, se daremos essa vitória um dia aos animais não humanos. Na força do outro, na fé do outro eu me fortaleço para continuar a manter a minha viva.
Leide Fuzeto Gameiro, São Paulo, SP
Depoimentos sobre o ENDA 2012
ENDA 2012: a luz, coerência e foco necessários ao Movimento dos Direitos dos Animais no Brasil.
Karla Ataide
Belém, ParáObrigada a todos por mais um momento de incrível troca de energia, compartilhando e vivenciando a realidade de ativistas de cada canto desse país. Saio mais uma vez renovada, animada e fortalecida para prosseguir na caminhada lembrando a todo instante da carinha de cada um de vocês. Forte abraço a cada um! 🙂
Renata Martins
São Paulo, SPEu fui vegetariana por 8 anos, a maioria dos quais achei que estava fazendo direitinho o meu papel de pessoa ética e consciente. No ano passado comecei a me incomodar e perceber que o que eu fazia era muito pouco, e resolvi tentar me envolver com o VEDDAS para conhecer mais desse “admirável mundo novo”. Conheci pessoas engajadas, que muito me inspiraram (provavelmente sem nem saber disso) e me tiraram da zona de conforto quando diziam que o veganismo era o mínimo que podíamos fazer. Participei de algumas ações, e o incômodo aqui dentro crescia. Desde dezembro de 2011 eu já estava evitando 90% dos “derivados”, e aí veio o ENDA… Eu esperava ser chacoalhada, esperava que jogassem na minha cara que eu fazia muito pouco (eu queria isso!). E aconteceu mais do que isso. Eu me apaixonei. Apaixonei-me por aqueles homens e mulheres, crianças e adolescentes que fazem tanto. Apaixonei-me pela paixão das pessoas que ali estavam, pela dedicação, pelo carinho, pelo entusiasmo, pela alegria dos que estão com a consciência definitivamente limpa, mas não satisfeita. Não tinha como voltar igual. No domingo eu, que já namorava o veganismo, casei-me com ele. Obrigada por terem proporcionado o que eu queria, e muito mais! Com certeza voltarei ao “universo paralelo” todas as vezes que esse portal chamado ENDA se abrir. Contem comigo.
Nathalia Cury
São Paulo, SPA esperança sentou ao meu lado num dia frio e chuvoso, segurou em minhas mãos e sussurrou em meus ouvidos uma canção de liberdade. Adormeci em seu colo e acordei com muitas vozes cantando a mesma canção. Tinham sua luz verde no olhar e em cada mão que segurei o seu calor, a reconheci em cada palavra que ouvi, senti sua força em cada abraço que recebi. E foi ela quem me alimentou nesses dias e me fez sorrir e me fez cantar. De repente tudo silenciou, a chuva passou, sem música e sem palavras me senti só. Abaixei a cabeça a lamentar e aos meus pés como sempre deitado ali a me esperar meu amigo mais fiel pulou em meu colo e me olhou nos olhos e vi que os seus estavam verdes pois refletiam a esperança que ele via nos meus.
Leide Fuzeto
Participar do ENDA renovou minhas esperanças de que juntos podemos mudar o mundo, fazer uma revolução. As pessoas são lindas, as trocas de experiências foram fantásticas. Eu vou participar de todos os ENDAs de agora em diante, só estando lá pra saber como é. Experiência incrível.
Nadia Trevizoli
Experiência única. Ver tantas pessoas engajadas na causa dos direitos animais me fortalece mais e mais para lutar. A luta é para despertar e conscientizar, porque, afinal, todos nós amamos os animais, apenas esquecemos disso, às vezes perdidos nas dificuldades que a vida nos coloca. ENDA 2012 foi incrível demais!!!!
Rafael Rodrigues
Salvador, BA
Muito obrigada pela companhia nestes 4 dias :-). A receptividade e carinho comigo e família foram demais!
Samantha Golob
Sorocaba, SP
O ENDA, além de proporcionar imenso aprendizado, é uma manifestação de exemplos (de vida, de ética). Mostra a ligação entre Razão e Amor que entrelaçados estruturam a luta pela libertação animal. É um encontro que nos dá base e suporte, pois, além do conhecimento, possibilita a formação de amizades e nos fortalece como ativistas e indivíduos. Transforma nossas aspirações em ações e resultados. Prepara-nos para a luta, mas sem perder a ternura. Amigos, é sempre bom estar ao lado de vocês. Presencialmente ou de coração. E que venha o próximo ENDA, recarregado de muitas conquistas pelos Direitos Animais.
Talita Ratto
Natal, RN
Durante o ENDA, relembrei o sentimento de ter a chama do coração ativada por estar entre pessoas com propósitos semelhantes, trabalhando pelos animais, cada um a seu modo. Estive presente no ENDA apenas um dia, mas saí animada por ouvir painéis sobre educação, que acredito ser a principal ferramenta para mudarmos, de forma pacífica, eficaz e permanente, a realidade exploratória de que os animais são vítimas.
Nina Rosa Jacob
São Paulo, SP
Desde muito tempo vivia um dilema enorme, pois acreditava em direitos animais, mas nunca me aprofundei no assunto ou coloquei isso acima de outras questões pessoais. Claro, era mais conveniente. Um dia, aquilo me pegou como um raio e eu não pude mais me esconder: já não era mais o mesmo e precisava agir. A primeira atitude foi me informar, entender “onde estava me metendo” e nessa busca (que ainda continua) encontrei o ENDA. A princípio fiquei receoso, pois não sou um ativista e minha mudança para o veganismo é muito recente… Mas deixei isso de lado e decidi enfrentar essa experiência nova. Quando me dei conta, estava no meio de pessoas incríveis, engajadas em uma causa tão nobre e ao mesmo tempo tão pouco valorizada, que é a causa dos Direitos Animais. Além da energia humana, fantástica, fiquei surpreso com a quantidade (e qualidade) de informações transmitidas pelos palestrantes, todos muito bem escolhidos. Sem dúvida, participar do ENDA foi uma experiência marcante, tão importante quanto a decisão de quebrar meus antigos paradigmas, pois saio desse encontro com um turbilhão de ideias e boas amizades! Enfim, saio do ENDA com mais força para seguir pelo difícil caminho vegano, que mais do que um fim, é um meio para termos uma vida mais racional e consciente.
Pedro Carvalho Pfeilsticker
Belo Horizonte, MG
Visitando o site do ENDA, vendo fotos, videos, depoimentos tive uma recordação gostosa e bateu saudade… Fiquei impressionada com a diversidade de informações apresentadas e o nível de conhecimento dos debatedores e do público em geral. O evento foi muito enriquecedor pra mim, aprendi coisas novas, sedimentei outras tantas, conheci pessoas legais. Parabéns a você George e a todos os outros guerreiros que viabilizaram essa reunião de ativistas de norte a sul do país em prol de causa tão justa.
Gostaria, contudo, de fazer uma ressalva, uma sugestão para o próximo ENDA. O Parque Visão Futuro é perfeito para a proposta, mas acho que o evento deveria acontecer no verão e não no inverno.
Dulce Sampaio
Há um tempo ouvi de uma pessoa especial (dessas que a gente se inspira e usa como modelo) que o Brasil precisava de algo como uma “escola de ativistas”. Por um bom tempo pensei nisso, ora concordando, ora discordando, questionando, mas o comentário que nunca saiu da mente foi o que me motivou a ir ao ENDA. Depois de participar, não há mais dúvidas. Escola sim, mas não desse modelo que está espalhado por aí hoje. Escola como ela devia ser (e acredito que será ainda): um ambiente de troca de experiências, discussão, com espaço para o questionamento, a mudança de ideia, a busca de outro jeito de fazer as coisas, a busca do novo e acima de tudo com o RESPEITO permeando tudo isso. Escola onde a gente conhece gente de tudo que é jeito, gente igual a gente, gente um pouco diferente, mas gente que sabe que isso é só o começo. Escola onde a gente ouve e aprende, debate, se nutre de ideias, copia, cola, renova, compartilha erros e acertos e sai com uma energia danada pra continuar a luta em nosso quintal, incomodar, integrar e desorganizar…E quem acha que não tem recreio não sabe da nossa fogueira com direito a sanfoneiro, roda, violão, muito frio e calor humano!! Experiência única e maravilhosa. Obrigada a todos, por cada momento.
Shirlei Cioruci
Após participar do ENDA, escrever um depoimento (ou uma poesia) é uma ótima forma de compartilhar um pouquinho da experiência com aqueles que não puderam ir. Eu estive lá e agora, para minha surpresa, não consigo escrever (?). O evento foi inspirador, tão inspirador que as palavras não conseguem expressar. Talvez seja possível pelo brilho de um olhar humano e não-humano, sincero, capaz de irradiar uma forte gratidão pelos voluntários que se doaram com tanto desprendimento, carinho, coragem, vontade. Apesar do local escolhido ser lindo; na verdade, a beleza maior e real estava (está) na mente amorosa dos idealizadores, organizadores, apoiadores, colaboradores, palestrantes, ativistas, protetores, defensores, amigos… irmãos ENDA, obrigada por estarem lá de corpo e alma (ou só alma)! Que a esperança que sentimos no evento floresça em nossos corações e ilumine nossas escolhas, especialmente nos momentos difíceis e aparentemente solitários.
Andressa Almeida da Silva
Desde sempre existe uma paixão por animais que vive em mim. Há quatros ano virei ovolacto-vegetariana, e me sentia feliz com isso. Mas ao mesmo tempo, evitava ler ou assistir qualquer coisa que falasse sobre o consumo de ovos e leite, pois achava que seria muito difícil me adaptar sem, e ao mesmo tempo, sempre tive a certeza de que a partir do momento que tivesse ciência do que realmente acontece, minha consciência não me permitira mais usufruir de tais derivados. E na minha busca por conhecimento do que é, de fato, direitos animais, acabei enfrentando o que eu evitava, e a consequência, como eu previa, é que estou no caminho do veganismo. Me sinto muito mais coerente com o que penso e o que faço e, sinceramente, em nenhum momento penso em voltar atrás.
Rachel Ellmann Clemente
Franca, São Paulo
As portas da percepção das possibilidades, escolhas, métodos e da sensibilidade para saber executar o ativismo de uma forma mais acessível se expandiram. Percebi então a quantidade de potencial eficaz que jaz em mim, e em todos os que ainda estão no processo de descoberta e aprendizado. Porém, ainda guardo parte dessa energia absorvida no ENDA para utilizar com sabedoria em meus próximos passos. Expansão de consciência pelos animais! A libertação animal precisa de um ENDA 2013. Gratidão a tudo e a todos.
Bárbara Bresnik
São Bernardo do Campo, SP
Ter participado do ENDA foi uma experiência enriquecedora. Aprendi muito sobre direitos animais e as sobre as formas de ativismo. Amei TODAS as palestras e os palestrantes. É maravilhoso ver que existem tantas pessoas conscientes que lutam por justiça, pelo direito à vida, ver tantos ativistas reunidos em um único lugar compartilhando experiências maravilhosas. Voltei com força total e muito mais coragem e entusiasmo para continuar a luta pelos direitos animais. O ENDA foi além das minhas expectativas.
Lili Góes
São Paulo, SP
Despertei meu coração e mente para a causa animal há pouco tempo. Em 2008 comecei a ajudar os cães e gatos da minha cidade e, através do contato com outras pessoas da causa, passei a entender a filosofia de respeito a vida, incluindo todos os animais não humanos. De lá pra cá, tenho muita sede de conhecimento, de saber mais e mais a respeito e, além de ler muito, escolhi ir ao ENDA para vivenciar intensamente tudo o que venho descobrindo desde então. Saí de lá muito satisfeita e estarei presente em 2014, com certeza! Parabéns George e toda equipe VEDDAS, por manter esse evento no ar. De Rio Grande, no extremo sul do Brasil, saímos Márcia Chaplin e eu, um dia antes para chegar a tempo do início e não perder nadinha! Até o próximo!
Milene Baldez
Rio Grande, RS
Depoimentos sobre o ENDA 2010
Antes de ir ao ENDA, eu me sentia um ET, um erro dos correios que veio parar na dimensão errada. Como era possível que só eu visse vida por trás de dois olhinhos de azeitona de um ratinho de laboratório? Como só eu percebia que um bife não é um bife, é um corpo mutilado? Ás vezes tu encontra gente que se importa, que vê vida e sentimento sobre quatro patas… mas eles não se mexem, falam “ai que dó dos beagles das universidades” enquanto assistem novela com a bunda no sofá. Sim, erro dos correios. Vim parar no planeta errado, só pode. Aí fui ao ENDA. E conheci outros ETs. E trocamos idéias, nos divertimos, nadamos no rio, dividimos cobertor na frente da fogueira. E foi naquele lugar, em meio a um monte de ETs que eu percebi que ninguém errou nada não. Foi vendo todas aquelas pessoas ali, reunidas por uma causa, se fortalecendo, lutando, dedicando suas vidas e mudando o mundo que eu percebi… Estamos exatamente onde deveríamos. Nem um planeta a mais nem um a menos. Estamos onde precisam da gente. É nesse planeta de estranhos que milhares de coraçõezinhos desesperados precisam do nosso ombro para apoiar e das nossas mãos para quebrar cadeados. Se somos nós os ETs, eu sinceramente não sei. Mas é de nós que eles precisam. E aquele ambiente que tive o prazer de desfrutar por quatro dias ainda faz ressoar em meus ouvidos 24h por dia o grito unido e forte de um bando de acertos dos correios: “O que é que nós queremos? Libertação Animal! Quando é que nós que queremos? AGORA!”
Giovanna Chinellato
Florianópolis, SC
O contato com a natureza, a energia presente no local e a qualidade das palestras/debates fez deste evento um momento muito especial para mim. Saí ainda mais determinada e estimulada para continuar minha luta em defesa dos direitos dos animais.
Certamente participarei do próximo Encontro!
Márcia Magalhães
Rio de Janeiro, RJ
This event was new to me,I had never attended this type of conference before and I can only say how interesting and mentally estimulating the whole thing was. The venue was beautiful and the organization by George and his team was excellent – I would certainly like to repeat the experience at the next ENDA whenever that will be. Not to forget how good the catering arrangements were with extremely good food.
Michael Donoghue
Rio de Janeiro/London
O ENDA é mais do que um encontro de ativistas pelos direitos animais. É o momento de reconhecermos em nós mesmos a responsabilidade que temos diante do grito dos animais para que possamos deixar nossa vaidade, orgulho e prepotência de lado e, assim, concentrarmos nossos esforços e energia nas ações que possam levar ao alívio de seus anseios, quais sejam: direito à vida, liberdade e integridade física. O movimento pela Libertação Animal deve ter como ponto de partida a libertação humana de todos os sentimentos e atitudes que nos prendem (a nós humanos) às nossas próprias vaidades.
Rosana Gnipper
Curitiba, PR
Em primeiro lugar gostaria de agradecer, em meu nome e em nome do V.I.D.A., pelos quatro dias inesquecíveis que passamos em contato com pessoas que lutam, em diferentes partes do país e de maneiras diferentes por um mesmo ideal: a Libertação Animal. Conviver com pessoas que, por lutarem por este ideal, acreditam que ele pode, deve e vai se tornar uma realidade. Uma revolução ética, de hábitos e costumes, está acontecendo, hoje, e ficamos muito felizes em fazer parte dessa construção.
Em segundo lugar, gostaria de agradecer a organização do evento, em especial ao VEDDAS, pelo espaço cedido na Sessão Vitrine, para que pudéssemos apresentar nossas conquistas, que mesmo tímidas, incomodam elites sócio-econômicas de nossa região. Muito obrigado pelo espaço, pelo carinho, pelo respeito, pela convivência, pelos simples “bom dia”, “tudo bem?”, “parabéns pelo trabalho”, “bom conhecer vocês”, etc. Obrigado pelos momentos de simplicidade e também pelas discussões que, hora ou outra se incendiavam, e é importante que se incendeiem, isso demonstra que temos em nosso movimento pessoas que, antes de serem movidas pelo frio racional, estão ali porque seus corações estão em chamas, estão ali porque são movidas por um sentimento de Liberdade e Respeito – com letra maiúscula mesmo.
Queria também dizer que o ENDA é muito importânte para que estratégias de embate diferentes se somem, nossa luta não é e nem pode ser unilateral, temos que nos utilizar de todas as armas que nos levem à nossa meta: acabar com a escravidão animal – humana e não-humana. Trabalhos educativos, resgate de animais, envolvimento no direito e política, ações diretas sem vítimas, entre outros tipos de ações, fazem parte e são essenciais ao movimento, é bom que o ENDA ceda espaço à todas elas. Temos que estar unidos mesmo que discordemos de opiniões e formas de aborgadens. Somos um enxame atacando um gigante. Sincronizados e articulados podemos causar um estrago inimaginável nas bases dessa cultura de exploração, opressão e morte. E o ENDA nos proporciona essa sincronia e articulação.
Desejo à todos, organização e participantes, sucesso em sua luta.
Nós do V.I.D.A. estamos aqui para incomodar, estamos aqui para ser o foco e a dissiminação.
Toda luta por libertação é mais do que válida, é urgente.
Obrigado pelos instantes de felicidade e nos vemos no próximo ENDA!
Alex Peguinelli
Assis, SP
A sensação do ENDA ainda está bem forte dentro de mim e já se passaram vários dias. A constatação de que não estamos sós nos faz querer fazer mais e mais pela causa animal. Os animais podem se alegrar pois sua voz está ficando cada vez mais alta!
Juntos podemos fazer um mundo consciente e compassivo, um mundo de respeito e amor até chegar o dia em que não seja mais necessário nenhum ENDA pois os direitos animais serão tão respeitados quanto devem ser para qualquer ser. Até lá, encontros como este são de um valor incrível, muito obrigada a todos que participaram!
Rose Gouveia
Vargem Grande Paulista, SP
É um imenso prazer escrever sobre este Encontro, cuja essência ainda permanece em nós… essa sensação muito gostosa de estar fortalecida com informação, relatos inspiradores e a companhia de pessoas que escolheram passar 4 dias juntas pelos mesmos motivos.
Essa convivência de 4 dias foi um verdadeiro presente pra mim… ainda fico lembrando dos sorrisos, das refeições, das brincadeiras, das piadinhas… rs, do carinho!
Me sinto muito mais motivada a ‘propagar’ o veganismo por aí… a toda hora, em qualquer lugar, com mais criatividade, com ações maiores ou pequenos gestos… lembrando sempre da rede que somos!!
Agradeço a todos por esse Encontro!
Um grande abraço vegano,
Bianca Gouveia
Vargem Grande Paulista, SP
O ENDA é um recém nascido, apenas dois aninhos, vai crescer, se fortalecer e, tornar-se a principal referência do movimento de direitos animais do país. Mas é visível que se trata de um bebê superdotado. Pois, já é o melhor evento sobre os direitos animais do Brasil. Em um lugar perfeito, nutrimos nosso corpo com uma alimentação saudável e nossa alma com teorias e debates animalistas.
Com cabeças pensantes e cabeças com sede de aprender;
Com corpos militantes e corpos sedentos por fazer;
Com grupos que muito já fizeram e com grupos por nascer.
Leon Denis
São Paulo, SP
ENDA- SÓ SABE O QUE É QUEM ESTEVE LÁ
Bem, eu sou a prova viva de que iniciativas como essa é o caminho para abrir mais consciências e trazer mais gente para o lado dos animais. Eu me tornei “vegetariana” há uns 6 anos, por iniciativa própria, por causa dos animais. E passei muito tempo achando que fazia a minha parte.
Quando conheci a revista dos vegetarianos senti um conforto imenso de saber que não estava só. Mas com o tempo percebi que a idéia era outra. Pois, como vive dizendo George Guimarães: “precisamos sair da nossa zona de conforto”. Percebi, inclusive que nem vegetariana eu era, que parar só de comer carne não significava nada, talvez só aliviava a minha culpa, mas o sofrimento dos animais não aliviava em nada.
Fui parando de consumir todos os produtos animais diretamente e tentando descobrir os indiretos, aqueles que a gente nem suspeita. Quando vou ao supermercado passo horas lá dentro, pois tenho que ler todos os rótulos de tudo o que compro ( ainda bem que compro cada vez menos nesses lugares, porque compro quase tudo em lojas de produtos naturais e alternativos).
Portanto fui evoluindo com a revista, e aprendendo, principlamente graças aos artigos do George, que há muito mais a ser feito. Foi lendo um artigo desses, que me fez chorar, pois ele falava sobre a luta dos ativistas, dos que estão presos, de sua tentativa de se tornar voluntario da Sea Shepard, que percebi que precisava fazer alguma coisa. Pois chorei de alegria por existirem pessoas que deixam sua “zona de conforto” e lutam pelos animais e de vergonha por eu ser tão acomodada.
Me inscrevi então no ENDA para conhecer esse movimento, essas pessoas e aprender com elas, pois não tinha idéia de por onde começar. Pensava que ia encontrar lá as melhores mentes do movimento, muito conhecimento e aprender muito. Mas não foi nada disso, ou melhor, não foi apenas isso. Lá eu encontrei esperança no futuro, fé de que é possível. Além de uma energia incrível, um lugar lindo e uma comida divina.
Essas pessoas que estiveram lá e que lutam pela abolição dos animais talvez não vivam para ver a vitória, mas estão fazendo a roda da história girar, estão criando os princípios de uma nova visão, de mudanças de paradigmas de todo um planeta.
E do mesmo modo que eu estive lá movida pelo trabalho de alguém, podemos mover cada vez mais pessoas com o trabalho de cada um, em sua cidade, em seu bairro, em seu trabalho, em sua família. Não podemos desanimar com polêmicas como a que nos envolveu sobre ser ou não protovegetariano e se isso é ou não hipocrisia. Essas discussões têm o poder de nos levar a crescer enquanto pessoas e enquanto movimento se ficarmos do lado certo da questão: o lado dos animais.
Obrigada à todos que estiveram no ENDA 2010, que me ensinaram muito, cada um com seu exemplo: os combativos, os intelectuais, os educadores, os comunicadores, os acadêmicos, os cuidadores, os simpáticos, os agressivos, os sensíveis, os artistas,os “pau pra toda obra”, os veganos, os vegetarianos e os protogetarianos, enfim cada um a seu modo que mostrou o seu valor. E principalmete ao George Guimarães que idealizou tudo e a quem acreditou nele e fez acontecer.
Até o ENDA 2012, (que bem podia ser 2011)!
Leide Fuzeto
Londrina, PR
Participar do ENDA foi, mais uma vez, uma grande honra e uma tremenda alegria. Alegria por perceber que o movimento dos Direitos Animais no Brasil está cada vez mais forte e atuante. E honra por poder fazer parte desta história.
Rafael Jacobsen
Porto Alegre, RS
Eu diria que foi mágico, fantástico, inspirador, recompensador… experiência dessas que marca a vida e aquece a alma…
Paloma Costa
São Paulo, SP
Foi muito bom, as informações, os contatos, as pessoas…
Obrigado a todos.
E vamos continuar cada vez mais trabalhando junto e crescendo juntos.
Thiaguia Santoro
Itacaraí, BA
Amigos,
Apesar de minha breve passagem pelo ENDA 2010 tenho que deixar aqui expressa toda minha satisfação e agradecimento a todos que fazem deste evento algo tão importante pelo ativismo em prol dos Direitos dos Animais.
Amei cada segundo que estive em Porangaba e trouxe comigo cada gostoso abraço que pude ganhar, os quais, sem dúvida alguma, renovam nossas forças para continuar na caminhada em prol da vida.
Vocês são o máximo!
Renata Martins
São Paulo, SP
O encontro foi bom demais! Agora só falta começar/continuar a por tudo em prática!
E até a próxima oportunidade!
Nathália Ribeiro
Assis, SP
Amei, foi demais! Foi uma experiência incrível com muita gente bacana compartilhando o mesmo objetivo!
Ana Rita Lopes
Rio Branco, AC
Foi ótimo, teoricamente, praticamente, pessoalmente, relacionalmente…..
Estar tão próximo das pessoas que falam e escrevem por aí altera completamente muitas percepções e leituras, enriquece tudo, deixa tudo mais complexo, mas, ao mesmo tempo, mais “simples”, humano…
Dennis Bluwol
São Paulo, SP
A gente até pensa que talvez nada mais nos surpreenda! …doce engano!!!
Cada momento foi uma gratíssima surpresa, tinha coisa boa e bonita por dentro e por fora,
tinha gente bonita por dentro e por fora, as diferenças ficaram pequenas e os corações,
estes se agigantaram e eu estou muito feliz, porque a diferença também faz a diferença,
uma pequena obra de arte pintada por muitas mãos e corações…
e os irmãos que vieram de longe e de toda parte desse nosso Brasil-continente?!
é de arrepiar essa certeza de que juntos podemos muito mais!!!
Se alguma coisa faltou, estou certo de que não foi, dedicação, amor, vontade de acertar,
desejo de fazer melhor, plantar as novas sementes e cuidar das que já estão germinando…
enquanto damos duro para aprender as próprias lições…
Amei o 2° ENDA, e já espero pelo 3°!!!
Estendo minha gratidão à todos, sem esquecer de parabenizar a Drª Susan pela acolhida
no bucólico Espaço Visão Futuro, à organização do VEDDAS brilhantemente capitaneada
pelo George Guimarães e aos valentes e incansáveis colaboradores:
Paloma, Rachel, Aleixo, Cláudio, Leon…
(e me perdoem se faltar mencionar alguém!)
NAMASTÊ!
Paulo Fradinho
São Paulo, SP
Tudo maravilhoso!
Pessoas, momentos, instantes, conversas, trocas, energias, ambientes, babuínos, não babuínos… tudo!
só devia ter durado mais uns dias…
Natália Albuquerque
São Paulo, SP
Acho que reunir pessoas que AMAM animais sempre será maravilhoso.
A intenção de cada um lá era digna de minha admiração.
Pra mim foi muito bom, novamente!
Karen Arroyo
Campinas, SP
Gostei de tudo:
local ( verde, tranqüilo);
comida saudável e saborosa;
clima de informalidade e descontração;
cooperação nas tarefas;
encontrar pessoas que não vestem couro como eu;
e que vieram ao ENDA movidos pelo amor aos animais.
Ana Cláudia Corrêa
São Paulo, SP
Depoimentos sobre o ENDA 2008
ENDA UNIVERSO PARALELO
Idéia pela causa
Empenho sem pausa
Meses com demora
Quatro dias em uma hora
Corpos cansados
Ânimos renovados
Mentes contentes
Ações latentes
Cabeças em chama
Colchões sem cama
Banheiros mistos
Castigos não vistos
Frio sem solidão
Amor sem paixão
Sapatos molhados
Sapatos tirados
Água pra andar
Fogo pra acabar
Amigos desconhecidos
Saudades por tempo definido
George Guimarães
São Paulo
Histórico, marcante, emocionante e digno de aplausos enfáticos. Nunca vi em toda a minha existência uma concentração tão grande de pessoas altruístas. A importância deste evento compara-se facilmente à Semana de Arte Moderna, em 1922. Estou lisonjeado e orgulhoso por fazer parte de algo tão grande.
Daniel Coelho
São Paulo, SP
O Encontro foi uma oportunidade preciosa de conhecer e conversar com pessoas com a mesma intenção, a mesma preocupação, a mesma disposição de lutar pelos direitos animais, pela abolição da exploração animal, pela libertação animal total e irrestrita. Foi emocionante estar num espaço de amizade e compreensão com estas pessoas, num espaço belo, em harmonia com a natureza e livre de qualquer forma de exploração. Nossa luta é justa, necessária e viável, e o ENDA provou isso a quem tivesse qualquer dúvida. Por isso não hesito em dizer que seremos vitoriosos!
Bruno Frederico Müller
Rio de Janeiro, RJ
O ENDA foi… maravilhoso, inspirador e empolgante! Foi incrível passar alguns dias com pessoas dispostas a dedicar um feriado prolongado à nossa causa, que todos sabemos quão justa e importante é. O ambiente do evento como um todo foi mágico. O parque é lindo demais, as palestras trouxeram muita informação, a dedicação de uma grande maioria para que a coisa toda funcionasse foi inacreditável. Enfim, não tenho palavras para descrever como tudo o que aconteceu lá mexeu comigo e, tenho certeza que ninguém voltou pra casa sem transformações em algum (bom) sentido. Sempre tive segurança de estar do lado justo desta luta, mas agora estou seguro também de estar do lado vitorioso… mais cedo ou mais tarde.
Rodrigo Cesar Levy
Campinas, SP
Primeiro: Pelo privilégio de (praticamente de respiração suspensa) assistir a palestra da Dama chamada Susan Andrews,
Segundo: Até o ENDA eu imaginava que estava apenas fazendo a coisa certa, mas agora sei que, mais do que isso, estou também ao lado das pessoas certas.
Roberto Rodrigues
Iperó, SP
1º – Agradecer ao George, por proporcionar essa grande união entre as pessoas que lutam pela mesma causa.
2º – Agradecer àqueles que se dedicaram para que o evento fosse realizado, voluntários, palestrantes, enfim todos.
3º – Agradecer pela bagagem e força que vamos levar para continuar lutando pelos nossos ideais de libertação animal.
4º – Agradecer pelo maravilhoso lugar em que foi realizado o ENDA.
5º – Agradecer pela maravilhosa comida vegan servida no evento.
6º – Agradecer, Agradecer e Agradecer…
7º – Em nome de todos os animais do mundo! Eles nos Agradecem também!
Namaskar
Andréia Dupski
São Paulo, SP
Um evento para ficar marcado na história do ativismo no Brasil! Muita gente boa, muita informação e comida deliciosa e livre de crueldade. Precisa de mais o que? Simplesmente perfeito!
Paulo Renato
Contagem, MG
Primeiramente saúdo, parabenizo e agradeço ao George Guimarães pela brilhante iniciativa, organização e realização deste evento maravilhoso pela causa dos animais. Desde o meu primeiro contato com o movimento passaram-se menos de 4 anos, e embora seja vegetariano desde o nascimento, sequer imaginava um encontro desta magnitude com tanta gente do bem trabalhando duro pelo direito à vida e a liberdade de nossos amigos animais.
O 1º ENDA superou de longe, todas as minhas expectativas e confesso alegremente que não eram poucas!
A escolha do espaço no Instituto Visão Futuro em Porangaba foi muito feliz, pois a região é belíssima, as instalações muito confortáveis, o serviço ótimo, refeições deliciosas e o atendimento impecável!
Palestras de altíssimo nível e palestrantes dignos de nota, com menções honrosas para a Dra. Susan, Laerte Levai, Heron Santana, Bruno Muller, Silvana Andrade, George Guimarães e outros.
O encontro teve um significado profundo no coração de todos nós, e vem sinalizando um momento de amadurecimento do movimento para muitos, inicio e abertura de novas frentes e adesões para outros e recém chegados. Se pudéssemos mensurar o número de veganos, vegetarianos, ativistas ou não, em todo o país, que estiveram impossibilitados de participar conosco deste 1º ENDA, chegaremos à conclusão de que há muitos ‘combatentes valorosos’ em ação por esse Brasil afora, “à espera” de uma oportunidade ímpar, como a que tivemos neste evento.
Creio que nosso objetivo maior é formar uma “Massa Crítica”, um conceito da física que se refere a “quantidade necessária para manter uma reação nuclear em cadeia”. Significa dizer, em algum momento, que uma tendência alcançou tal número de adeptos, que indicadores apontam crescimento constante de uma tendência, ou consolidação de uma tendência que represente mudança ou aquisição de novos hábitos, capaz de gerar uma “reação em cadeia”. No nosso caso, um número crescente de pessoas adeptas do vegetarianismo/veganismo e luta pelos direitos dos Animais que influenciarão outras a fazer o mesmo. Os animais agradecem!!
Paulo Roberto Nunes Proença
São Caetano do Sul, SP
Como todo mundo sabe, a vida é feita de escolhas.
Após participar do Encontro Nacional de Direitos Animais, escolhi viver em prol da Libertação Animal, em prol da conscientização do não financiar a matança.
Até então, era somente vegetariana. Não, isso não é verdade, estou mentindo – eu ainda consumia meu sorvete não vegano, comia minha lasanha de 4 queijos e ainda não tinha percebido que isso é tão errado quanto eu parar somente de comer carne.
Temos a idéia de “nos boicotarmos” adotando uma alimentação sem carne, mas nos esquecendo que o sofrimento dos animais é tanto quanto ou pior no processo do consumo de leites e seus derivados.
O ENDA foi um marco na minha vida. Posso dizer que foi a minha libertação. Nasci de novo.
Me libertei de meu mundinho acomodado, ao ver quão bonita é a atitude dos defensores dos animais, ao saber que existem pessoas com a alma caridosa a ponto de doar sua vida em prol da felicidade daqueles que nem sequer têm o direito de viver. Cansei desse meu mundo de covardia, de querer fazer algo e não ter coragem pra encarar, simplesmente porque eu também sofria. Esquecendo que o meu “sofrimento” não se compara à tamanha crueldade pela qual os animais passam.
Eventos como o ENDA são necessários para todas as pessoas que amam os animais e não têm a coragem de abraçar a causa em prol da Libertação Animal. Informações importantíssimas foram dadas a todos que estiveram presentes, não importando o tempo de duração, começando às 9 da manhã e seguindo até 00hs, às vezes 00:30. Todos, ou a grande maioria, estavam necessitados de informações.
Voltei do encontro com a vontade de mostrar para todos a meu redor que precisamos acabar com essas barbaridades que existem por aí. Cada pessoa que eu conseguir fazer compreender o quanto é cruel consumir algo animal, vai ser como se eu salvasse alguma vida não humana.
Hoje, vestindo a camisa do VEDDAS e do ENDA, me sinto mais orgulhosa e muito mais confiante pois quero poder levar todas informações necessárias para aqueles que ainda estão vivendo no mundo de ilusão.
E que venha o próximo ENDA \o/
Adriana Laeber
Vitória, ES
Muito bom!
Parabéns a todos os organizadores, pela coragem de consolidar o primeiro ENDA.
Esse começo, como evento nacional, mostra sinais de amadurecimento em nossa sociedade. Mesmo que poucos, somos fortes, porque buscamos coerência e paz.
Após o ENDA fui parar na 3° Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília.
De movimento de defesa dos direitos animais, só eu e a querida Renata, de Campo Grande, da SVB (conheci ela lá).
Para o próximo ENDA, sugiro menos palestras por dia, para podermos ter mais tempo para conversarmos fora de plenária, e grupos de trabalho divididos em temas, para que cada grupo possa elaborar uma síntese do que foi construído e então a todos apresentar – cabendo a cada um a escolha da linguagem para isso.
Sei lá, são algumas idéias que tenho…
Abraço.
Andresa Jacobs
Ponta Grossa, PR
DESPERTADOR
Eu era vegetariana (ovo-lacto) desde 1999, e me tornei vegetariana estrita no dia em que voltei do curso da ‘Mesa Itinerante’ (Maio/SP). Talvez para os ativistas mais ‘antigos’ pareça “encantamento de criança com brinquedo novo”, mas me sinto orgulhosa de vestir as camisetas que no ENDA comprei, orgulhosa por não comer/comprar/consumir mais nada de origem animal e de conversar com todos que se espantam com isso (infelizmente ainda são muitos!), explicando o que tenho aprendido nesses eventos e nas leituras que tenho feito desde que me inscrevi para o ENDA.
Fiquei felicíssima porque fui a um circo e, apesar de ter visto em um monte de lugares que não usavam animais, o mágico tirou um coelho vivo da cartola. Escrevi uma mensagem na mesma noite e no dia seguinte um dos produtores me ligou se desculpando e dizendo que foi um engano, que não usam mesmo animais e que não ia se repetir. Ainda preciso voltar lá para confirmar, mas gostei de ter ficado até de madrugada escrevendo a tal mensagem. Sim, tudo isso é pouco, mas é mais do que fazíamos antes e certamente faremos sempre mais. O ENDA foi um grande despertador pra nós! É um caminho sem volta.
Abraço.
Lara Padilha Carneiro
São Carlos, SP
Para mim foi muito difícil, em termos pessoais, ter conseguido estar no ENDA, tanto é que só consegui mesmo de última hora e graças à ajuda de amigos (cada um sabe quem é), a quem agradeço de coração. Ter visto tantos jovens envolvidos, com garra e vontade de assumir verdadeiramente este ideal foi revigorante, pois a mim dá a certeza da continuidade dos trabalhos de hoje. A programação foi intensa e eu jamais podia imaginar que seria cumprida. Foi uma surpresa ver que a grande maioria ficou até o último minuto todas as noites e com total aproveitamento. Cansativo? Sim, foi. Mas uma vez por ano a gente supera, até porque nosso dia-a-dia é muito assim também. Voltei um pouco frustrada porque não consegui parar para conversar com George algumas questões que julgo importantes e urgentes. Temos que ter representação em alguns espaços políticos, principalmente em Brasília. Temos que criar um grupo de peso por lá. Isso está sendo urgente. Também temos que uniformizar nossos discursos, para formarmos grupos mais coesos de discussão e não só de mobilização de caráter ativista. Queria ter saído do ENDA com algo nesse sentido mais formatado. Fica a proposta para o próximo ENDA (claro que concordo que tem que acontecer e minha sugestão que seja em 2009) de tirarmos um documento final de ações a serem implantadas pelos grupos presentes, como um compromisso conjunto.
Rosana Gnipper
Curitiba, PR
Achei que o ENDA seria só mais evento pra discutir a dieta vegetariana e teria o mesmo enfoque superficial do gênero, mas acabei vendo algo mais profundo, lidando com diversos aspectos do Veganismo e da Libertação Animal. Me surpreendi!
Danillo Alvarenga
Brasíla, DF
Só tenho elogios para um encontro como esse que me proporcionou além de conhecimentos e base teórica, momentos extremamente gratificantes. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversas partes do Brasil que, assim como eu, têm admiração e respeito pelos animais não-humanos. Esse encontro me deu força, segurança e disposição para lutar pela causa animal.Quero agradecer de coração aos integrantes do VEDDAS e, principalmente, a seu presidente, George Guimarães, pelo trabalho que tem desenvolvido em favor dos animais e pela iniciativa de organizar um evento como esse. Foi uma honra participar do 1º ENDA e será mais ainda poder estar presente nos demais Encontros de Direitos Animais que, com certeza, acontecerão.
Carliane Delgado Lacerda
Juiz de Fora, MG
Não tenho palavras para descrever o quanto este encontro histórico foi enriquecedor e produtivo. Não perdi uma única apresentação desde o dia em que cheguei e tive a oportunidade de conhecer a seriedade e o empenho de todos aqueles que estão dispostos a acabar com o especismo. Gostaria de agradecer especialmente ao George Guimarães por sua iniciativa pioneira e pela sua dedicação incansável em nome daqueles que não podem se defender por si próprios. Parabéns e que este seja apenas o primeiro de muitos encontros que ainda estão por vir!
Cláudio Godoy
São Paulo, SP
Participar do ENDA (espero que o primeiro de muitos que ainda virão), além de ser um grande aprendizado, foi um privilégio. A oportunidade de ouvir, trocar experiências e tirar dúvidas com os grandes nomes da libertação animal do nosso país, num evento formado por um público consciente e interessado, nos incentiva ainda mais e dá forças para encarar os desafios que encontramos dentro de uma causa que, infelizmente, ainda não é compreendida por muitos.
Cabe a nós fazermos nossa parte para mudarmos essa realidade.
Muitas boas recordações ficarão, mas Tagore Trajano surpreendeu!
Parabéns a todos envolvidos na organização!
Abraços abolicionistas!
Ana Paula Aduan Rached
Sorocaba, SP
A primeira edição do ENDA foi de fato surpreendente, considerando-se o pioneirismo desta iniciativa. Eu sinceramente não esperava tamanha organização e qualidade, tanto dos palestrantes, como do local onde o evento foi realizado.
As informações oferecidas aos participantes, por meio das palestras, são de inquestionável serventia em suas lutas pela promoção da libertação animal no Brasil.
Enfim, a semente já foi plantada: cabe a todos nós dar prosseguimento a esta causa.
Deixo um agradecimento aos organizadores do evento, aos palestrantes e a todos os participantes.
Que venha o próximo ENDA! =)
Gustavo Rocha
São Paulo, SP
Gostei muito da oportunidade de conhecer mais sobre o ativismo neste importantíssimo e inspirador encontro. Pretendo participar mais das ações do grupo. Os palestrantes foram muito bons e objetivos. Todos estão de parabéns. O local é maravilhoso e a comida estava ótima. Só achei demais o número de palestras como também o atraso para todas as atividades. Esta grade apertada não possibilitou tanta integração entre os participantes.
É isso aí, um abraço cheio de paz e alegrias
César Obeid
São Paulo, SP
Intenso, cansativo e… Inspirador…
Somente dentro do ônibus que me trouxe de volta pra casa, pensando nas coisas que teria para compartilhar é que pensei: foi muito importante, nem sei por onde começar a contar as novidades, idéias e conquistas!
Me animei demais ao ver uma quantidade tão grande de pessoas mais velhas, e muito longe do estereótipo: vovó carente (sem ter nada contra essas vovós que recorrem ao cuidado de animais de rua para compensar sua carência). Vi pessoas que são bem mais velhas que eu e que proporcionalmente têm muito mais tempo de luta que eu.
Vi pessoas que utilizam seu trabalho, seu “ganha-pão” para salvar animais e protegê-los de tanta injustiça.
Espero que numa próxima edição, possamos, todas as pessoas que querem falar, contar dos avanços da luta na cidade de onde vêm e que também juntos possamos nos alegrar com os avanços que certamente teremos feito.
Confesso que senti falta do olhar ao direito animal como movimento social, e como tal, inserido na lógica de compartilhar com outros movimentos importantes e fundamentais eu diria para a vitória dessa e de todas as outras causas. Me falaram um dia desses: queremos um mundo capitalista e que explora pessoas e seja vegano ou queremos um mundo sem exploração humana mas que a transfira para os outros animais ou queremos uma sociedade, um jeito de viver em que sejamos abolicionistas em todas as nossas decisões/escolhas/ações? Eu quero abolicionismo!!! E por que não querer que eu também seja livre??
Débora Magalhães
Ceilândia, DF
O 1º ENDA reuniu excelentes mentes que trabalham em prol da libertação animal. A escolha do lugar foi muito auspiciosa e o evento se mostrou extremamente bem organizado e articulado . O ambiente informal das palestras foi único (ter a possibilidade de ver palestrantes e partícipes apenas de meia foi uma experiência agradável, assim como poder sentar em almofadas durantes as exposições orais) e permitiu integração de ativistas mais experientes com os iniciantes no movimento, sem hierarquização de palestrantes e ouvintes.Foi bastante criativo (como por exemplo o leilão mudo) e sua elaboração estimulou a participação e colaboração de tod@s, mostrando que somos capazes de assumir responsabilidades e sermos sujeitos de realizações, mostrando também que a autogestão leva à autonomia e poupa gastos, se tod@s contribuírem com pequenas atividades, evitando necessidade de terceirização de tarefas.
Foi fundamental para dar mais “know how” aos ativistas e fortalecer o movimento nacionalmente, além de dar oportunidade para que nos conhecêssemos pessoalmente e trocássemos experiências e pontos de vista.
Priscila Camargo Reis
Goiânia, GO
O que foi falado, o que foi ouvido, a energia e motivação que estes 4 dias de evento passaram para os ativistas foi sensacional!
Foi realmente um divisor de águas para o nosso movimento.
Parabéns VEDDAS, George e a maravilhosa equipe que desenvolveram o primeiro Encontro Nacional de Direitos Animais!
Que seja o primeiro de vários… contem sempre conosco!
Tatiana Giacoia
Belo Horizonte, MG
Na verdade, foi nesse marcante e histórico encontro sobre Direitos Animais que realmente pude compreender o significado de Veganismo.
Mais do que um rótulo àqueles que não usam nada que contenha produto da exploração animal, é um estilo de vida, aquele com as mais nobres escolhas éticas possíveis!
Valeu gente, a partir disso, minha vida é outra! Até o próximo!
Daniel Ramiro
Piracicaba, SP
Seus palestrantes na maioria foram de um ótimo nível intelectual, isso me surpreendeu.
O local é lindo, entretanto faltou um pouco de estrutura no que diz respeito à limpeza dos quartos e dos banheiros.
A comida estava saborosa e era saudável.
A organização do evento foi perfeita: a loja estava muito bem organizada, o material distribuído de ótima qualidade, entretanto todos os dias houve significativos atrasos no inicio das palestras.
Para o próximo ENDA: continuar focando o movimento referente aos Direitos Animais, sem delongas com os diversos movimentos paralelos emergentes.
Obrigada pela oportunidade.
Daniela Kraut
São Bernardo do Campo, SP
Sem dúvida alguma, o ENDA é o marco histórico do início de um Grande SONHO no Movimento de Libertação Animal.
Poder Partilhar um momento tão importante como o vivido em Porangaba/SP, é o primeiro sinal da Grande Mudança para um Mundo Melhor.
Davis Glaucio Quinelato
Catanduva, SP
O lugar é simplesmente ma-ra-vi-lho-so!!!!!!!!!!!
A comida estava ótima, as acomodações também (mas preferia o banheiro no quarto, claro!).
Não consegui assistir a todas as palestras, mas gostei muito das que pude ver. Fiquei impressionadíssima (como todo mundo) com a palestra do Rafael da Sociedade Mundo Vegan. Também gostei bastante das palestras do Cláudio Godoy, da Tamy e do Sérgio Greif, mas fiquei incrivelmente tocada com a palestra da Susan. George, agora entendi porque você a tem como uma espécie de Mestra, ela consegue nos transmitir uma paz, uma energia tão boa, que é difícil não se deixar contagiar. Aliás, senti essa energia boa fluindo por todo o lugar, entre as pessoas!
Obrigada por nos proporcionar estes quatro dias fantásticos!
Ideli Boffa
São Caetano do Sul, SP
Mais do que as informações transmitidas para todos os ativistas, o ENDA proporcionou uma experiência difícil de ser encontrada em qualquer lista de discussão da internet. A convivência com pessoas que possuem um mesmo ideal foi fundamental para a união entre o grupo.
Espero que nas próximas edições, a organização consiga reunir mais ativistas e que o ENDA tenha um caráter mais de encontro e não de congresso. Afinal, durante o dia, senti falta de um espaço livre para conversar, trocar idéias ou simplesmente não fazer nada. No mais, quero parabenizar a todos que tornaram esse evento possível.
Estive lá! Quem não foi perdeu! Foi uma ótima oportunidade de aprendizado com palestras de conteúdo excelente e com profissionais bastante experientes na causa. Quem não tinha informações suficientes saiu de lá munido para tornar-se um profissional no assunto.
Foi também uma ótima oportunidade de integração entre ativistas e defensores de todo Brasil.
Em 2008 foram aproximadamente 180 presentes, que em 2009 sejam muitos mais e que nossa causa continue fortalecendo-se! Aguardo o 2o. ENDA ansiosamente!
Gabriela Nemirovsky
São Paulo, SP
Foi simplesmente maravilhoso estar cercada de pessoas com os mesmos princípios, estando em um lugar muito lindo e especial, energia boa, alimentos sem crueldade, as palestras foram de altíssima qualidade, aprendi muito e reforcei muito do que eu já pensava também.
A palavra que define o evento é: Sensacional !!!
Quero que chegue logo o ENDA II, e os próximos, com certeza serão tão especiais quanto foi o primeiro Encontro Nacional de Direitos Animais.
Muito obrigada e parabéns!!!
Paula Campos
Florianópolis, SC
Foi um evento extraordinário, 4 dias muito cansativos e com muito prazer em aprender mais sobre defesa e direitos dos animais.
Agüentaria mais 4, 8, 16…4000 , 40.000 …..dias pra defender os animais!
Espero que o próximo ENDA seja neste ano ainda, se não arrumarem lugar, podem fazer em casa.
Jeff Davis
Gostei bastante do ENDA, principalmente da interação entre as mais diferentes pessoas. Sobre as palestras, achei que ficaram muito corridas, sem muito aprofundamento, sem espaço para perguntas e prefiro algo mais horizontal, como uma roda, desta maneira, todos ficam mais abertos a participar. Também achei que o ENDA teve um grande foco nos direitos dos animais não-humanos, e os direitos dos humanos vi muito pouco, temas como racismo, sexismo, homofobia e vários outros não foram tocados. Aliás, muitas vezes imagens sexistas eram mostradas como um meio de difundir o veganismo, e isso, eu realmente, não esperava.
Vitor Rego Moraes
Nova Friburgo, RJ
Venho por meio desse externar a minha alegria e satisfação da oportunidade de participar do 1º Encontro Nacional de Direitos Animais.
“O que mais que encantou e comoveu foi saber que não estou sozinha … que tenho muitos exemplares.”
Aproveito o ensejo, para parabenizar o Dr. George e toda equipe pelo Evento, que certamente, já é uma marca na história da Libertação Animal.
Um grande abraço a todos.
Adriana Macedo Silva
São Paulo, SP
Um Encontro onde a ressonância do clamor de justiça que nos une foi muito bem direcionado e permitiu experimentarmos o poder do afeto e do respeito entre nós mesmos. O ambiente que se respirou no Enda denuncia a vontade imperiosa que reúne forças para a imensa e inevitável tarefa humana de proclamar o fim do submetimento animal.
Parabéns aos organizadores e aos participantes, pelo sucesso deste evento!
Ivna Monte Lima
Rio de Janeiro, RJ
Simplesmente uma maravilha de palestras e pessoas!
Acredito muito numa revolução pelos Direitos Animais!
O VEDDAS saiu na frente na batalha, fazendo um evento tão importante! Nos encorajou, revigorou as energias para mudarmos essa situação que não tem como continuar!
Um abraço a todos! Parabéns pelo maravilhoso evento!!!
Izabela Moreira
Belo Horizonte, MG
Parabéns pela realização do ENDA!
O ENDA pra mim foi o empurrãozinho que faltava para eu me tornar vegana. Além disso, me surpreendi com a garra e competência de vários palestrantes; me surpreendi com os resultados positivos obtidos por grupos de ativistas; resolvi algumas questões pendentes na minha cabeça (outras ainda estão sem resposta); me surpreendi com o George, sua postura, suas atitudes, suas palestras, ele demonstrou ser muito competente, inteligente, equilibrado, consciente, humano; me surpreendi com o clima “mágico”; fiquei muito tocada com a boa vontade de todos, com certeza voltei de lá com a esperança renovada, foi muito inspirador. Espero que seja apenas o primeiro de muitos encontros, oficinas, etc, que cresça e se aprimore cada vez mais!
Carolina Lee No
São Paulo, SP
O que tenho a dizer é simplesmente que amei o ENDA! Foi uma ótima idéia realizar este encontro! Criei novas esperanças, conheci pessoas maravilhosas, geniais e inspiradoras!!!
Aprendi muito nesse ENDA! Com certeza iremos conscientizar o mundo da crueldade que há com os queridos animais!
Enfim, quero dizer que ano que vem não pode faltar esse encontro maravilhoso com muitas palestras ótimas!!!!
Camila Santos
São Paulo, SP
Eu e minha irmã, Carliane, participamos do ENDA 2008, onde adquirimos muitas informações preciosas e principalmente, muita força e energia para nos engajarmos, de forma mais efetiva, em prol dos Direitos Animais. Estamos nos organizando para iniciar um grupo de estudo e de ação aqui em Juiz de Fora, MG.
A vontade já existia, mas a participação no ENDA nos deu mais coragem e desejo de mudar o que achamos abominável neste mundo.
Carla Cristina Delgado Lacerda
Juiz de Fora, MG
Cheguei ao ENDA na sexta de manhã e saí umas onze e meia do mesmo dia, por motivos financeiros. Eu sinto que a vantagem de ter ido em um dia apenas é que eu aproveitei 100% dele. Gostei muita das palestras e do filme também, embora ele tenha me massacrado com aquelas imagens. As exposições sobre ação direta vieram a calhar, pois eu sou a favor delas e estou num ponto em que estas me atraem mais. Bem ou mal, conversei com muitos ovo-lacto-vegetarianos e você pensa que tudo que foi dito sobre Direitos Animais já devesse alertá-los em relação ao leite, aos ovos, ao mel, etc. mas acho que às vezes é necessário ser mais explícito, tipo “olha aqui o que você financia…” porque ainda tem gente que fala “mas não maaata”, etc.
Eu mesma não tinha tão claro até pouco tempo, então acho interessante haver uma exposição maior da indústria do leite para essas pessoas também, porque tinha de fato pessoas que se tornaram ovo-lacto-vegetarianos há pouco tempo e não se pode supor que todos que compareceram tivessem o mesmo conhecimento sobre a causa, embora eu ache que de fato a maioria já conhecia bastante e foi bom ter palestras que avancem em vez de ficar no de sempre. Talvez seja interessante ter opções na próxima, algumas palestras mais “primeiro contato” e outras mais aprofundadas que pessoas diferentes possam assistir.
Gostei do local, só não do número de pedágios e/ou do fato de não ter rodoviária por perto (eu teria ido de ônibus se tivesse). A comida também estava boa e eu teria concordado em que todos lavassem seus próprios pratos/cumbucas/copos/talheres…
A “sala” de palestras era um ótimo espaço também. Foi um ótimo começo para o ENDA.
Marcella Alves
São Paulo, SP
Namastê! Querido George, muito obrigada pela oportunidade de celebrar um encontro tão especial! Saímos motivados! Voltamos do ENDA muito felizes, conversando todo caminho de volta sobre as nossas impressões. Achei o evento muito inspirador pra que a gente tome consciência e faça algum tipo de ativismo, mesmo que seja através da lista de e-mail divulgando informações, sendo voluntário dos grupos, promovendo cursos de culinária, passando os documentários ou até mesmo entrando em contato com as empresas pra saber se utilizam animais em seus testes e pesquisas. Eu e meu marido estamos seguros de que é preciso fazer alguma coisa contra a tortura animal e contra o uso e abuso indiscriminado dos nossos amigos bichos por essas indústrias de morte. Buscamos uma lista na internet das empresas que não fazem testes em animais e desde já vamos mudar nossas compras dando preferências para estas empresas. Com certeza estaremos cada vez mais próximos de vocês, participando sempre que possível desta causa tão nobre e fundamental para o novo mundo! Saudações de muita luz!
Nírmala
São Paulo, SP
Ao receber a primeira notícia sobre o ENDA, logo imaginei longos dias de palestras e pessoas mal relacionadas, com muito visual, papo e pouca atitude. Aos poucos fui percebendo que as pessoas responsáveis pelo Encontro eram aquelas que tanto tenho como exemplo na luta pelos direitos dos animais. Comecei acompanhar os e-mails com mais carinho, porém ainda não havia cogitado a idéia de participar, até pelo valor do investimento. Estava afastada das ações do VEDDAS e voltava aos poucos.
Em uma palestra na UMAPAZ tive a felicidade de encontrar o George Guimarães, e apesar de termos conversado pouco, muito me incentivou quando me questionou se eu iria ao Encontro e citou a bolsa parcial para ativistas. No dia seguinte entrei no site e olhei com mais atenção. Logo me inscrevi e em poucos dias recebi a confirmação de que a bolsa fora aprovada! Desde então entrei no site todos os dias para acompanhar os palestrantes, tentar caronas, perceber o local escolhido. Consegui caronas com pessoas que mal conhecia, conversávamos por e-mails. Uma noite no Vegethus, fez sentir-me mais à vontade com ativistas com quem há algum tempo já trabalhava. Estava ansiosa e preocupada.
No dia 01 pude sentir que peguei carona com as pessoas certas. Me senti bem e rimos muito até chegar no local. Lá, pude estar sozinha de novo e apenas sentir. Recebi muita gente e logo estava encaminhando pessoas aos seus aposentos. Deixei que a energia do local me completasse.
Me aproximei de pessoas maravilhosas, que estiveram ao meu lado em outras oportunidades, mas nunca na mesma sintonia. Conheci pessoas que me fizeram mais forte com palavras simples durante os dias.
Palestras de riquíssimas qualidade e importância me capacitaram a ser uma pessoa melhor, proporcionaram ferramentas para uma luta mais justa, abriram algumas portas para que eu pudesse enxergar mudanças. Diferentes ações, diferentes visões juntas pelo mesmo objetivo. Era real. Pude me sentir mais gente, ou mais animal talvez. Pude sentir a força de atitudes aparentemente corriqueiras em meu dia a dia e perceber que não sou um grão de areia, somos vários e queremos mais.
O local era simplesmente ideal. Perfeito para mantermos nossas mentes concentradas e nossos espíritos em paz, para sentirmos a imensidão de uma força muito superior à do ser humano e perceber esta energia conspirando a nosso favor, munindo-nos da certeza pelo direito de viver. Me fez perceber como estamos distantes da nossa Natureza e como nosso egoísmo trabalha bem com isso. Me fez enxergar como o ser humano está perturbado e precisa de ajuda. Parecemos baratas tontas correndo atrás de soluções, andando em círculos em volta daquilo que precisamos e mal conseguimos enxergar.
Não queria voltar, não queria estar na cidade de novo. Pular corpos, recusar moedas, procurar estrelas num céu cinza… competir o som que escolho com buzinas e motores, virar as costas para um cachorro na rua… buscar produtos, perguntar sobre o que como.
Já aqui em São Paulo pude perceber que é isso que tenho de fazer. Ficar aqui e contemplar as poucas estrelas, olhar cachorros, boicotar produtos, mostrar o que como. Conscientizar os que estão trancados no escuro, cegos para o que é belo e para o que é cruel. Surdos para gritos de dor, perdidos em seus próprios egos programados pela mídia. Estas foram minhas motivações para ir ao ENDA, buscar informações e ferramentas e não me isolar das injustiças e dormir em paz. E dentro deste objetivo, o Encontro superou minhas expectativas.
Anseio pelo 2º Encontro Nacional de Direitos Animais com a certeza de que até lá, muito teremos realizado e poderemos contar com a indignação de muitos que acordarão.
Já com saudades!
Priscila Tessuto Campos
São Paulo, SP
Primeiramente o ENDA foi uma experiência maravilhosa, inesquecível!
Entrei no ENDA como simples vegetariana…. hoje tenho maior força de vontade pra lutar pelos animais!
Decidi que a partir do retorno farei tudo possível e impossível pelos seres mais dignos do planeta.
Bjosss a todossss….
Jéssica Siqueira
Sorocaba, SP
Não canso de dizer: FOI DO CARALEO! Eu acho que o evento superou a expectativa de todos, ao menos de todos com quem conversei, isso vale muito. Todo mundo sabia que era o primeiro e muitos estavam receosos sobre possíveis falhas. No entanto o que se viu foi um exemplo de organização, eu nunca estive numa primeira edição de algum evento que fosse tão bem organizada, de coração. Parabéns por isso George e equipe de campo.
Fabio Chaves
Valinhos, SP
Foi incrível participar de um evento totalmente baseado em ideais nobres, ao mesmo tempo em que pudemos compartilhar as experiências de parceiros de ativismo, sejam elas práticas ou reflexivas!
Eduardo Carneiro
São Carlos, SP
Mentes Brilhantes trabalhando para uma causa mais do que nobre! Parabéns aos organizadores e participantes! Queremos mais ENDAS!
Nediza
Antes, quero deixar claro que nenhuma critica sobre o Encontro retira a imensa felicidade de ele ter acontecido, sabemos o quanto isso é trabalhoso e graças ao grupo que organizou, termos organizado alguns encontros aqui em Ponta Grossa!
1) O tempo do debate deve ser prioridade, se tiver que retirar uma das palestras que seja, claro que com consenso de todos envolvidos; Eu como palestrante entenderia e encontraria outra forma de passar a minha mensagem.
2) Foram muitas palestras e muitos assuntos se repetiram, também se repetiram muitos palestrantes;
3) Temos que ter um menor tempo de atividades de formação e mais tempo de articulação, devemos nos conhecer melhor;
4) As cadeiras devem ser adequadas ao tempo que a plenária irá se reunir;
Paulo Facin
Ponta Grossa, PR
Estava desanimado e descrente, vocês conseguiram fazer com que eu readquirisse esperança e nova vontade de brigar. Esse pessoal novo é muito bom. Toquem em frente.
Parabéns pela organização e pelo empenho! É isso!!! Muito bom!
Abraço!
Dorival Valverde
São Paulo, SP