PALESTRANTES ENDA 2018 Veja também a programação das edições anteriores clicando aqui.
ENDA 2018
Palestrantes:
Douglas Geovanini - CAMALEÃO
Eduardo Corassa - redes sociais e crudivorismo
Fernanda Orsomarso - juíza estadual
George Guimarães - VEDDAS
Juliana Camargo - Campanhas - Ampara Animal
Leon Denis - Sociedade Vegana
Representantes do Nação Vegana
Sandro Rollo - juiz estadual
Sérgio Greif - biólogo - Sociedade Vegana
Taisa Leonardo - Vegan Washing - VEDDAS
---- Sessão Vitrine (palestras de apresentação dos grupos):
Anonymous for the Voiceless (Ana Krassusky)
Ativismo Solitário (Santina)
CAMALEÃO (Douglas Geovanini)
COMPATA (Cacá Nedel)
Nação Vegana
Teatro VEDDAS (Chris Cordovil)
VEDDAS (George Guimarães)
Veganismo Solidário (Bruna Dias) --- A CONFIRMAR:
Francisco Athayde - Educação Humanitária
Maurício Kanno - veganismo e arte
Thalita - Afrovegan
Essa lista está em construção aguardando a confirmação de outros convidados.
Acesse o item Programação ENDA no menu ao lado para conhecer a programação das edições anteriores.
Chris Cordovil é atriz, mímica, preparadora corporal. Em São Paulo frequenta os Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN) e o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA). Desde 2014 coordena o Teatro VEDDAS, atividade com encontros semanais (ensaio e intervenção na rua) que tem como objetivo utilizar a arte educativa como instrumento para levar ao público a conscientização sobre os direitos animais.
Douglas Ribeiro é comunicador, com habilitação em Publicidade e Propaganda e fundador do Portal Camaleão que propaga conteúdos sobre o Vegetarianismo, Veganismo, Direitos Animais e Ecologia.
Fundou também o grupo CAMALEÃO, onde exerce seu ativismo animalista vegano, coordenando atividades de rua e eventos.
É responsável pelo GEDA VALE (Grupo de Estudos de Direitos Animais no Vale do Paraíba), pelo CINEMÃO e criador da campanha “Seja Vegan”.
Autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais, já atuou em rádio, jornal, mídia exterior e na assessoria e imprensa do Sindicato Metalúrgico dos Trabalhadores.
Atualmente, como profissional, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas vegetarianas e veganas, buscando fortalecer a cultura vegana e tornar o Veganismo cada vez mais acessível à sociedade.
Fernanda Orsomarzo é Juíza de Direito do Estado do Paraná.
Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduada em Direito Processual Penal pela Instituição Toledo de Ensino.
Indicada ao "Prêmio TGI - Banco Itaú - Professor Ormezindo Ribeiro se Paiva", pelo Trabalho de Conclusão de Curso "Os Animais Não Humanos como Sujeitos de Direito: Fundamentos Éticos, Filosóficos e Jurídicos". Ex-Escrivã da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ex-advogada. Vegana há 7 anos.
George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e com ações que ganham de destaque movimento animalista no Brasil e no exterior. Também é membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).
Como nutricionista dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país. Ministra cursos e palestras sobre os temas nutrição vegetariana e veganismo no Brasil e no exterior em universidades e para o público em geral, com trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional.
Dirigiu durante 10 anos o VEGETHUS Restaurante Vegano (primeiro restaurante totalmente vegetariano da cidade de São Paulo) que chegou a contar com três unidades onde promovia cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo. Protovegetariano desde 1978 e vegano desde 1994, seja no consultório, na colaboração com estudos científicos ou atuando dentro do movimento animalista, todas as suas atividades são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais.
Leon Denis é atleta e ativista vegano pelos direitos animais. Autor da obra Educação Vegana: tópicos de direitos animais no ensino médio (2012), organizador da obra Educação & Direitos Animais (2014), e co-autor das obras Visão Abolicionista: ética e direitos animais (2010) e Somos Todos Animais (2014).
Pioneiro no ensino de Direitos Animais e Veganismo em escolas públicas no Brasil. Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil, da Liga Animalista, e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.
Sandro Cavalcanti Rollo é Juiz de Direito do Estado de São Paulo. Ex-promotor de Justiça do Estado do Paraná. Ex-promotor de Justiça do Estado do Tocantins. Mestrando pela PUC-SP. Co-autor dos livros: o Projeto do Novo Código de Processo Penal, Editora Juspodivum, e Carreiras Específicas – Magistratura Estadual – Questões Comentadas - Estratégias de Estudo, Editora Saraiva.
Protovegetariano desde 2004 e vegano desde 2014.
Taísa Leonardo é médica psiquiatra e psicanalista, trabalha com reinserção social de pessoas com transtorno mental grave dentro da perspectiva da reforma psiquiátrica. Desde 2014 participa das ações do Teatro VEDDAS e outras atividades da ONG.