Veja abaixo a biografia dos palestrantes confirmados para o ENDA 2014
Bianca Dantas Bruno Azambuja Bruno Muller Chris-Abreu Suzuki Chris Cordovil Claudio Godoy Valéria Dantas Douglas Geovanini Fábio Chaves Francisco José Alves George Guimarães Ionaldo Morais Luis Martini Luiz Normanha Maurício Kanno Nina Rosa Rafael Ban Jacobsen Rodrigo Camargo Harideva Sandro Rollo Sarah Kaufmann Sérgio Greif Sidney Hideo Gomes ... ... Mais palestrantes a confirmar
Essa lista está em construção aguardando a confirmação de outros convidados
Acesse o item Programação ENDA 2014 no menu ao lado (a partir de março) para conhecer a programação do evento
Bianca Salles Dantas é mestranda em Multimeios na Unicamp, estuda o cinema animalista e suas relações com o movimento pelos direitos animais. Realizadora audiovisual, atualmente coordena as atividades do Cine VEDDAS, uma mostra de cinema animalista presente mensalmente em diversas cidades brasileiras durante todo o ano.
Bruno Muller é historiador, tradutor e escritor. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UERJ). Colunista da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), mantém com outros escritores o blog Enlaces Literários. Vegano e anarquista, tem o péssimo hábito de lutar pelo que acredita. Mas seu maior vício é o senso crítico, que exerce mesmo perante os mitos alimentados por seus companheiros de causas. Reside na cidade do Rio de Janeiro.
Chris Abreu-Suzuki é docente e pesquisadora em matemática da Universidade da Cidade de Nova Iorque. Mestre pela USP e Doutora pela Universidade da Cidade de Nova Iorque. Vegetariana há 37 anos, vegana há 22 anos e frugívora há 18 anos. Maratonista nos EUA e no Brasil (atleta do VEDDAS). Co-autora do Guia Vegano da Cidade de Nova Iorque. No Brasil, fazia ação direta contra traficantes de animais silvestres e carroceiros usando animais de tração, resgatando animais silvestres e domésticos. Foi ao 1o Seminário de Proteção Animal (SP), onde foi exibido o vídeo abolicionista Crimes Escondidos (Dr. Hans Ruesch). Participou da 1a Visão da Inglaterra sob o Ângulo de Direitos Animais, organizado pelo ativista inglês Kim Stallwood. Nos EUA, vai a protestos: Anti-Caça ao Pombo na Pensilvânia; Sexta-Feira Sem Pele Animal; etc. Voluntária de: Classe Nova Iorque (fim de charretes à cavalos para aposentá-los em santuários); Vigilância de Gansos Cidade de Nova Iorque (fim do extermínio de vida silvestre urbana em NY pelo departamento do meio ambiente dos EUA); Mostrando aos Animais Respeito e Bondade (fim da caça ao pombo; fim de rodeios); Dia de Ação Política pelos Direitos Animais (apoio de políticos por legislação pelos direitos animais); etc.
Chris Cordovil é atriz, mímica, preparadora corporal. Em São Paulo frequenta os Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN) e o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA). Atualmente coordena o Teatro VEDDAS, atividade com dois encontros semanais (ensaio e intervenção de rua) que tem como objetivo utilizar a arte educativa como instrumento para levar ao público a conscientização pelos direitos animais.
Cláudio Godoy é advogado, graduado em direito pela USP. Na área ambiental, traduziu livros como "De Estocolmo a Joanesburgo: uma retrospectiva histórica da preocupação da Santa Sé com o meio ambiente” e “Desenvolvimento Sustentável: uma introdução ao debate ecológico". É Ativista do VEDDAS desde 2007 e atua na divulgação dos direitos animais por meio do projeto VEDDAS-CARTE na Avenida Paulista.
Douglas Geovanini é fundador do Site e Grupo Camaleão, atuante no interior de São Paulo, vegano, libertário, estudante de Comunicação Social, autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais. Douglas é coordenador do Grupo de Estudos de Direitos Animais no Vale do Paraíba, o GEDA VALE e criador do Projeto Seja Vegan. Ativista abolicionista pelos Direitos Animais e Direitos Humanos.
Fabio Chaves é fundador e infoativista do projeto Vista-se, maior portal vegano do Brasil, e colunista do portal de notícias da Rede Record, o R7. Desde 2007, vem trabalhando pela divulgação do veganismo através da disponibilização de notícias e materiais gráficos sobre o tema. Co-autor de Projetos de Lei em favor do consumidor vegano, é consultor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA) no Congresso Nacional e palestra voluntariamente sobre veganismo e Direitos dos Animais em diversas cidades do Brasil.
É autor da primeira coluna sobre Direitos Animais e veganismo em um grande veículo de mídia brasileiro, o portal de notícias da Rede Record (R7). www.fabio.co / www.vista-se.com.br
Francisco José Alves Francisco José Alves é engenheiro mecânico com mestrado em motor a etanol. Defende dos biocombustíveis, entre outras iniciativas ambientais, mesmo reconhecendo seus pontos fracos. Acredita que a melhor maneira de pregar o Evangelho é viver o Evangelho. Procura divulgar o veganismo da maneira mais simpática possível através da distribuição de material impresso, de exemplos e apresentando pratos e restaurantes vegetarianos aos seus círculos de amigos. Tenta, não significa que consegue sempre ou que não reconheça que às vezes é necessário ser mais firme.
Defende do mesmo modo as causas do Software Livre e seus assuntos primos, como os formatos abertos de arquivos eletrônicos e a produção colaborativa de conhecimento, por exemplo. "Animais e softwares livres. Jaulas e formatos abertos."
George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e que ganha cada vez mais destaque no movimento de defesa animal no Brasil e no exterior. Vegetariano desde os 4 anos de idade e vegano há 20 anos, é conselheiro consultivo do Instituto Abolicionista Animal e membro-fundador da Sociedade Vegana (2010). Como nutricionista, dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo, onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país. Durante 10 anos dirigiu o VEGETHUS Restaurante Vegano (primeiro restaurante vegano da cidade de São Paulo e que chegou a contar com três unidades) onde eram promovidos cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo.
George ministra cursos e palestras sobre o tema da nutrição vegetariana e veganismo em universidades e para o público em geral. Além da faculdade de nutrição, sua formação em nutrição vegetariana se deu por estudo próprio e pela participação em congressos científicos e conferências voltadas ao tema no exterior. George tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional. Seja no consultório, na colaboração em estudos científicos ou nos restaurantes que dirige, todas as suas atividades profissionais são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais. VEDDAS: http://veddas.org.br NUTRIVEG: http://nutriveg.com.br
Ionaldo Morais é Técnico de Segurança do Trabalho, sociólogo sem diploma, poeta nas horas vagas e ativista pelos direitos animais. Teve destacada atuação no movimento estudantil e juvenil da década de noventa, sendo inclusive um dos lideres potiguares do movimento “Fora Collor”, ainda aos 14 anos. Atualmente é militante sindical e político. Abolicionista, comunista, feminista e rebelde (com ou sem causa), sonha em tomar o céu de assalto, libertando humanos e não humanos de toda e qualquer forma de opressão. Adora jardinagem e é tutor de Zulu, Cortez e Guedes.
Luis Martini é psicólogo, biólogo, professor universitário e vegano. Já trabalhou em projetos desenvolvidos por diversas ONGs nacionais e internacionais relacionadas à causa animal e como ativista tem acumulado experiência no combate aos diferentes tipos de exploração animal. Atualmente é diretor acadêmico do VEDDAS, onde desenvolve um trabalho de acompanhamento e orientação dos casos de Objeção de Consciência dos estudantes que se recusam em participar de aulas de vivissecção e dissecação nas instituições de ensino. É coordenador e um dos fundadores do Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione – GEFRAN , que tem entre os seus objetivos principais desenvolver propostas educacionais relacionadas à promoção do veganismo, enquanto base moral do movimento de direitos animais, e a abolição de todo e qualquer tipo de exploração animal.
Luiz Augusto Normanha Lima é vegano desde 2005 e vegetariano há 30 anos. Doutor em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo, atua como docente do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro desde 1987. Oferece, também, uma disciplina optativa intitulada “A Condição Animal: subsídios para uma discussão sobre ética, moral e consciência”, desde 2006, com uma média de 15 alunos. Nesse ano, com 27 alunos. Realiza anualmente o "Evento de Direito Animal" que, em 2014, chega a sua 9ª edição. Atua, também, em grupos locais informais de proteção a animais abandonados.
Maurício Kanno é jornalista, escritor e artista visual. Fundou o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA) em 2007; produziu animação sobre a pecuária em 2008, no Japão; e foi repórter para a Folha de S.Paulo entre 2009 e 2012. Estudou em oficinas de escrita criativa com os escritores Luiz Ruffato, Bruno Zeni e Luiz Bras (2012), cofundou o Núcleo de Escritores Nuke em 2012, foi membro do blog Incubadora Literária (2012-2013) e idealizou o blog Enlaces Literários em 2013.
Pela causa animal, também organiza o Sarau e Mostra de Artes pelos Direitos Animais todo ano desde 2010; concursos que reuniram 98 artes de 23 países desde 2012; exposições no Shopping Light (2013) e Espaço Surya (2014); produziu diversos textos literários, paródias musicais e pinturas; além de atualmente organizar um livro literário para o qual até agora reuniu 72 textos de 29 autores.
Nina Rosa Jacob é ativista pela defesa dos direitos dos animais desde 1994. Iniciou processo de mudança para vegetarianismo em 1976, depois aderiu ao veganismo. Em 2000 fundou o Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida, organização independente que trabalha pela valorização da vida animal por meio da educação de valores. Defende a educação e a coragem de fazer o bem como principais ferramentas para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica. Idealizadora e produtora dos vídeos A Carne é Fraca, Fulaninho o Cão que Ninguém Queria, Não Matarás, entre outros. Editora dos livros Alternativas ao uso de animais vivos na educação - pela ciência responsável de Sérgio Greif, Vozes do Silêncio - cultura científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção de João Epifânio Regis Lima e Vegana - uma história de amor e respeito por todos os seres vivos - voltado para o público infanto juvenil. Além de materiais educativos, o INR ministra cursos de capitação em educação em valores para educadores.
Rafael Bán Jacobsen é físico, professor, músico e escritor, sendo o mais jovem membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Atuante defensor dos direitos animais e vegetariano ativista, foi fundador e coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em Porto Alegre, proferindo palestras sobre o tema em encontros nacionais. Recebeu o prêmio “Ativista Vegetariano do Ano” conferido pela Sociedade Vegetariana Brasileira por ocasião do 1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-Americano (2006) e presidiu o comitê organizador do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (2010). Contribui para os sites Vista-se (site: http://vista-se.com.br) e Resistência Vegana Literária (site: http://resistenciavegana.blogspot.com). Integrou, ainda, do Grupo pela Abolição do Especismo (GAE) de Porto Alegre.
Rodrigo Camargo Harideva é formado em Relações Públicas, Publicitário, Artista plástico e Produtor de Video. Desde 1997, dirige a agência de publicidade Artte&Comunicação onde, nos últimos anos, tem como foco gestão de mídias sociais, atuando em mais de 18 empresas de diferentes setores. Como produtor de video, produziu documentários para o Instituto Visão Futuro, com destaque para o projeto de "Felicidade Interna Bruta" e outras entidades filantrópicas não governamentais. Além de programas esportivos para a ESPN HD, video-aulas de yoga, comerciais de televisão e nas duas últimas edições do ENDA foi o responsável pela produção dos vídeos sociais.
Sandro Cavalcanti Rollo é vegetariano desde 2004 e vegano desde 2014. Juiz de Direito do Estado de São Paulo. Ex-promotor de Justiça do Estado do Paraná. Ex-promotor de Justiça do Estado do Tocantins. Mestrando pela PUC-SP. Co-autor dos livros: o Projeto do Novo Código de Processo Penal, Editora Juspodivum, e Carreiras Específicas – Magistratura Estadual – Questões Comentadas - Estratégias de Estudo, Editora Saraiva.
Sidney Gomes é advogado graduado pela Universidade Mackenzie. Além de vegano desde 2009, colabora em causas sociais não direcionadas aos animais, pois acredita ser impossível se falar em libertação animal se não conseguimos sequer assegurar uma libertação humana.
Sarah Kaufmann é mestranda em Artes em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Hamburgo. Reside atualmente no Brasil por 1 ano. É ativista e fundadora do blog de culinária vegana mais famoso da Alemanha "Vegan Guerilla – die Revolution beginnt in der Küche” (A Revolucção começa na cozinha) que conta com aproximadamente 20 mil clicks diários e mais de 25 mil likes no facebook. O blog foi fundado em 2010 e traz principalmente receitas além de notícias sobre direitos animais e meio ambiente. http://www.veganguerilla.de
Sergio Greif é biologo formado pela UNICAMP, mestre em Alimentos e Nutrição com tese em nutrição vegetariana pela mesma universidade, docente da MBA em Gestão Ambiental da Universidade de São Caetano do Sul, ativista pelos direitos animais, vegano desde 1998, consultor em diversas ações civis publicas e audiências públicas em defesa dos direitos animais. Co-autor do livro "A Verdadeira Face da Experimentação Animal: A sua saúde em perigo" e autor de "Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação: pela ciência responsável", além de diversos artigos e ensaios referentes à nutrição vegetariana, ao modo de vida vegano, aos direitos ambientais, à bioética, à experimentação animal, aos métodos substitutivos ao uso de animais na pesquisa e na educação e aos impactos da pecuária ao meio ambiente, entre outros temas. Realiza palestras nesses mesmos temas. Membro fundador da Sociedade Vegana.
Valéria Dantas (ou Diva prxs amigues), atualmente é mestranda em Sociologia pelo PPGS/UFPB e discute relações de gênero e sexualidade em sua dissertação. Atualmente, também, é aluna do curso de Pós-Graduação em Gênero e Sexualidade do Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos, filiado ao IMS/UERJ (Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Atuando como militante pelos direitos animais desde os 16 anos em diversos coletivos e frentes em prol de um abolicionismo animal.