Claudio Godoy Deolinda Eleutério George Guimarães Gunter Filho Laerte Levai Leon Denis Luis Martini Marco Clivati Marti Kheel (EUA) Nazareth Agra Nina Rosa Odete Miranda Paulo Fradinho Rafael Jacobsen Renata Martins Roberta Kleber Rosana Gnipper Rynn Berry (EUA) Susan Andrews Tagore Trajano Talita Ratto Tamara Bauab
Palestrantes
Cláudio Godoy é tradutor, graduado em direito pela USP. Na área ambiental, traduziu livros como "De Estocolmo a Joanesburgo: uma retrospectiva histórica da preocupação da Santa Sé com o meio ambiente” e “Desenvolvimento Sustentável: uma introdução ao debate ecológico". Vegano desde 2004, é ativista do VEDDAS desde 2007.
Deolinda Maria de Jesus Eleutério é professora, terapeuta holística e ativista pelos Direitos Animais. Desde 2001 realiza atendimentos gratuitos indicando Florais de Bach para Animais de Estimação, com ênfase na Guarda Responsável e na importância da esterilização de cães e gatos para melhor qualidade de vida destes que são submetidos ao convívio com as pessoas. Participou de alguns projetos da ONG Instituto Nina Rosa. Atuou como voluntária da ONG Clube das Pulgas em mutirões de castração. Elaborou e coordenou projetos de Adoção Responsável de Cães e Gatos em parceria com pet shops e clínicas veterinárias. É organizadora do site GatoVerde desde 2004 onde publica informações e orientações em defesa dos Direitos Animais. Está no grupo VEDDAS desde a sua fundação, onde atuou como coordenadora de voluntários em projetos de difusão do veganismo e dos Direitos Animais.
George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo, onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, além de dirigir as três unidades do VEGETHUS Restaurante Vegano, onde promove cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo. Também ministra cursos e palestras sobre o tema da nutrição vegetariana e veganismo em universidades e para o público em geral. Além da faculdade de nutrição, sua formação em nutrição vegetariana se deu por estudo próprio e pela participação em congressos científicos e conferências voltadas ao tema no exterior. Tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional. Seja no consultório, na colaboração em estudos científicos ou nos restaurantes que dirige, todas as suas atividades profissionais são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais. Desde 2006 dirige o VEDDAS, grupo que tem ganhado destaque no movimento de defesa animal. Vegetariano desde os 4 anos de idade e vegano há 16 anos, é conselheiro consultivo do Instituto Abolicionista Animal e membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).
Gunter Filho e Roberta Kleber são membros da ONG Sea Shepherd Conservation Society, a organização ambientalista mais polêmica e agressiva da atualidade. Roberta foi cozinheira à bordo dos navios da Sea Shepherd, e Gunter serviu como primeiro oficial do capitão Paul Watson. Atualmente trabalham no projeto de um restaurante vegano.
Laerte Fernando Levai, integrante do Ministério Público do Estado de São Paulo, é promotor de Justiça em São José dos Campos e atua na área criminal, ambiental e defesa dos animais. Ajuizou as primeiras ações civis públicas contra matadouros e vivissecção, além de processar aqueles que maltratam animais ou que os exploram em atividades de circo, rodeio, tração, etc. É vice-presidente do Instituto Abolicionista Animal.
Com especialização em bioética pela Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro "Direito dos Animais" (Editora Mantiqueira, 2004).
Leon Denis é professor de Filosofia da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo,autor do projeto Arte Suave na escola e co-autor do projeto Mens sana in corpore sano, pioneiro no ensino de Direito Animal e Veganismo em escolas públicas no Brasil.
Membro fundador da Sociedade Vegana.
Luis Martini é psicólogo, biólogo, professor universitário e vegano. Já trabalhou em projetos desenvolvidos por diversas ONGs nacionais e internacionais relacionadas à causa animal e como ativista tem acumulado experiência no combate aos diferentes tipos de exploração animal. Atualmente é diretor acadêmico do VEDDAS, onde desenvolve um trabalho de acompanhamento e orientação dos casos de Objeção de Consciência dos estudantes que se recusam em participar de aulas de vivissecção e dissecação nas instituições de ensino. É coordenador e um dos fundadores do Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione – GEFRAN , que tem entre os seus objetivos principais desenvolver propostas educacionais relacionadas à promoção do veganismo, enquanto base moral do movimento de direitos animais, e a abolição de todo e qualquer tipo de exploração animal.
Marco Clivati é técnico eletrônico, engenheiro eletrônico e jornalista de profissão. Trabalha há 11 anos no mercado editorial de revistas. Em 2006, criou a Revista dos Vegetarianos. Título lançado durante o 1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino Americano.
Marti Kheel (EUA) é escritora e ativista pelo ecofeminismo, defesa animal, estudos veganos e ética ambiental. Seus artigos têm sido amplamente publicados em revistas e coletâneas nos EUA e no exterior. Seu livro, Nature Ethics: An Ecofeminist Perspective, tem sido aclamado como “uma contribuição sem precedentes para a literatura e uma leitura obrigatória para qualquer um que se importe com a relação entre ética ambiental, libertação animal e a crítica feminista do viés cultural machista”. Marti foi co-fundadora do grupo Feministas pelos Direitos Animais em 1982 e atualmente é professora visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley. Marti é vegetariana há 38 anos, vegana há 32 anos e crudívora há 14 anos. e-mail:contact@martikheel.com site:www.martikheel.com
Maria de Nazareth Agra Hassen é Doutora em Educação, Mestre em Antropologia Social e em Filosofia (UFRGS). Professora de Antropologia Jurídica, Antropologia e Educação e Filosofia da Educação. Integrante do Grupo pela Abolição do Especismo Porto Alegre.
Nina Rosa ativista pela defesa dos direitos dos animais desde 1994. Iniciou processo de mudança para vegetarianismo em 1976, depois aderiu ao veganismo. Em 2000 fundou o Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida, organização independente que trabalha pela valorização da vida animal por meio da educação de valores.Defende a educação e a coragem de fazer o bemcomo principais ferramentas para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica. Idealizadora e produtora dos vídeos A Carne é Fraca, Fulaninho o Cão que Ninguém Queria, Não Matarás, entre outros. Editora dos livros Alternativas ao uso de animais vivos na educação - pela ciência responsável de Sérgio Greif e Vozes do Silêncio - cultura científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção de João Epifânio Regis Lima.
Odete Miranda é médica com especialização em Clínica Médica e Cardiologia. Professora Universitária.
Paulo Fradinho é Animador, Ilustrador, Cartunista, Ator e Ativista pelos Direitos Animais. Em 27 anos de atuação no mercado de animação, com passagens pelas principais produtoras de Desenhos Animados de São Paulo, inclusive Mauricio de Sousa Produções; trabalhou na produção de comerciais para TV, seriados, curtas e longa metragens em animação; em produções nacionais e internacionais. Em 1990, em uma produção de Steven Spielberg, auxiliou na produção do longa metragem ”Fievel vai para o Oeste – Um Conto Americano II” (1990) através da “Cigarra Inquietante Produções Cinematográficas”. Em 1989, 1991/92/93/ 94 e 2009 trabalhou em produções da Walt Disney Animation Studios / HGN Produções Cinematográficas. Como ilustrador e cartunista, possui vasto material publicado por diversas editoras como: Ática, Moderna, Scipione, Tórculo Editorial, Melhoramentos, FTD, Globo, Abril, Europa, Edições SM e pela ANDA- Agência de Noticias de Direitos Animais. Seu mais recente trabalho já pode ser visto nos cinemas! “A Princesa e o Sapo” – THE PRINCESS AND THE FROG [2009] Walt Disney Animation Studios.
Rafael Bán Jacobsen é físico, professor, escritor e músico, além de atuante defensor dos direitos animais. Vegetariano ativista, foi fundador e coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em Porto Alegre, proferindo palestras sobre o tema em encontros nacionais. Recebeu o prêmio “Ativista Vegetariano do Ano” conferido pela Sociedade Vegetariana Brasileira por ocasião do 1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-Americano (2006) e presidiu o comitê organizador do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (2010). É articulista do Vista-se (site: www.vista-se.com.br) e do blog Resistência Vegana Literária (site: resistenciavegana.blogspot.com). Participa, ainda, do Grupo pela Abolição do Especismo (GAE) de Porto Alegre (site: www.gaepoa.org), entidade que promove o ativismo pelos direitos animais tanto em seu aspecto prático quanto em sua fundamentação filosófica.
Renata de Freitas Martins é advogada da Divisão de Meio Ambiente do Departamento Jurídico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB. Colaboradora da Mountarat Associação de Proteção Ambiental (propositura de ações judiciais em prol dos direitos animais, muitas inéditas e com resultados positivos e assessoria voluntária a executivos e legislativos para elaboração de leis abolicionistas, com respectivos trabalhos de lobby/elaboração de materiais para suas aprovações).
Rosana Vicente Gnipper é psicóloga, pianista, mosaicista e vegetariana há 20 anos. Ativista pela defesa dos animais há 12 anos. Membro fundadora da ONG Movimento SOS BICHO de Proteção Animal, constituída na cidade de Curitiba em 2002, tendo sido sua representante legal de fevereiro de 2004 a dezembro de 2009, quando se desligou da entidade. Atualmente preside a Diretoria de Curitiba da Organização Não-Governamental Ecoforça, entidade ambientalista com representação em 06 municípios no estado do Paraná. Membro da Coordenadoria de Curitiba e Região Metropolitana da UNEAP - União das Entidades Ambientalistas do Paraná, desde 2005. Membro-fundador do F.D.D.A - Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba e Região Metropolitana, criado em 2005. Integrante do Fórum Permanente da Agenda 21 do Paraná e do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais. Conselheira no CES/PR – Conselho Estadual de Saúde do Paraná, no qual assume a função de coordenadora da Comissão de Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. Integrou a Comissão Organizadora Estadual pró Conferências Estaduais do Meio Ambiente do Paraná (COE/PR) nos anos de 2005 e 2007; também integrou a Comissão Organizadora Estadual da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental do Paraná, em 2009. Compôs a comissão organizadora do Seminário Internacional: "Experiências de Agendas 21 - os desafios do nosso tempo", que ocorreu em novembro, no município de Ponta Grossa/PR. Foi conselheira no CEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente do Paraná, na gestão 2006/2009; também foi conselheira no COMUPA - Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Curitiba, na gestão 2005/ 2008. Integrou o Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Biodiversidade e Recursos Pesqueiros do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que nos anos de 2005 e 2006 analisou proposta de resolução sobre definição de maus-tratos a animais. É colunista da ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais e da AMAR - Associação de Defesa do Meio Ambiente Araucária.
Rynn Berry estará visitando o Brasil exclusivamente para participar do ENDA!
Rynn Berry é professor universitário vegano por 27 anos e vegetariano por 44 anos. Ele é Bacharel pela Universidade da Pensilvânia (USA) e mestre pela Universidade de Columbia (USA) em Arqueologia Clássica e Estudos da Antiguidade. Tradutor de textos em Grego, Latin e Sânscrito. Fluente em Francês e Alemão.
Ele lecionou em curso de pós-graduação sobre vegetarianismo e direito dos animais nas Universidades de Cornel, Universidade da Pensilvânia, Universidade de Columbia, Universidade da Nova Escola, Universidade de Pitsburgo. Nos EUA ele é membro do comitê consultivo das organizações Earth Save International, The Meat Free Zone, e Vegetarian Vision. Viajou e deu palestras em todos os países da Europa assim como extensivamente na Ásia.
Rynn tem sido convidado para falar múltiplas vezes em toda organização vegetariana, vegana e de direitos dos animais principal nos EUA, assim como em cinco Congressos Mundiais Veganos/Vegetarianos: EUA(San Diego, Pitisburgo), Alemanha, Escócia, Canadá. Ele é o autor de cinco obras principais em vegetarianismo e direitos dos animais: Os Novos Vegetarianos, Vegetarianos Famosos e suas Receitas Favoritas, Comida para os Deuses: Vegetarianos e as Religiões do Mundo, Hitler: Nem vegetariano nem amante dos animais, e O Guia Vegano da Cidade de Nova Iorque (onde VEGETHUS e NutriVeg estão altamente cotados na seção internacional). Seus livros foram traduzidos para doze línguas (nepalês, italiano, hindi, taiwanês, chinês, búlgaro, alemão, húngaro, francês, russo, polonês e holandês). Ele escreveu artigos sobre fletcherismo, veganismo, vegetarianismo, crudivorismo, influência de direitos dos animais em dieta, para a Enciclopédia de Oxford sobre Alimentos e Bebidas Norte-Americanos (2005) e para o Companheiro de Oxford do Alimento e Bebida Norte-Americana (2007), todos publicados pela Oxford University Press.
Os seus vários artigos, assim como revisões de seus livros, apareceram em revistas que promovem direitos dos animais e vegetarianismo, tais como Animal's Agenda, Vegetarian Voice, The American Vegan, Ahimsa, e em jornais como The Sunday London Telegraph, The Times of London, The New York Times, The Washington Post. Tem artigos publicados em revistas científicas escolásticas indexadas (The Journal of the New York Culinary Historians, etc).
Rynn é o autor de seis peças teatrais de temas veganos e sobre direitos dos animais, que foram apresentadas e atuadas em todo os EUA, e também foram traduzidas para o português. Em breve elas serão publicadas em forma de livro. Rynn é um convidado freqüente de programas de radio e TV tais como: Go Vegan, Go Vegan Texas, The Howard Stern Show (programa nacional de radio não-vegetariano com altíssima audiência), Walden's Pond (programa de radio vegetariano), The Brian Lehrer Show (Sistema Público de Emissão de Radio não-vegetariano), Larry King Show (programa de TV de entrevistas não-vegetariano).
Rynn contribuiu com slogans e dizeres em camisetas e peças de vestuário que promovem o vegetarianismo e o direito dos animais (por exemplo, “Existe uma fatia de carne de vitela em todo copo de leite”). É um assíduo freqüentador de protestos em defesa dos direitos dos animais tais como Fur-Free Friday (Sexta-Feira livre de casacos de pele), The Great American Meatout (O Grande Fora-a-Carne Norte-Americano), Boycott Australian Wool (Boicote a Lã Australiana), No Live Animals Transportation (Não ao Transporte de Animais Vivos), Antivivisection Rally, Earth Day (Dia do Planeta), Anti-hunting seals in Canada (Não à caça das focas no Canadá), Protest Against Norwegian and Japanese Whaling (Protesto Contra os Baleeiros Norueguenses e Japoneses) etc.
Susan Andrews é psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard (EUA), Doutorada em Psicologia transpessoal na Universidade de Greenwich (EUA), estudou os Xamãs, Mayas do México e os curadores psíquicos das Filipinas antes de estudar na Índia com o mestre P. R. Sarkar e tornar-se Acharya, intrutora de Yoga e Meditação em 1972. Autora de mais de 12 livros (entre eles o livro " O Que Há de Errado em Comer Carne?, os quais já foram traduzidos para 10 idiomas, sobre temas como educação, psicologia, saúde, yoga, nutrição e ecologia. Ministrou palestras e seminários sobre estes temas em 42 países. Domina 11 idiomas incluindo o Bengali, Chinês e Sânscrito. Susan busca conscientizar as pessoas que a solução de grande parte de seus problemas está em suas próprias mãos. Atualmente no Brasil, coordena o Parque Ecológico Visão Futuro em Porangaba, no interior de São Paulo.
Tagore Trajano é advogado, pesquisador e mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito Público da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direito Ambiental e Direito Animal – NIPEDA/UFBA. Diretor do Instituto Abolicionista Animal (IAA).
Talita Fernandes Jales da Costa Ratto, 25 anos, é bacharel em Sociologia e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Segue a postura político-ideológica vegana desde 2008. Dedica-se atualmente à pesquisa sociológica e filosófica da condição de exploração ilegítima dos humanos contra os não-humanos.
Tamara Bauab Levai é bacharel em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, mestre em Ciências Biológicas - laboratório de Síntese Orgânica IP&D - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - UNIVAP, especialista em Biologia Celular e Histologia Geral - Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, autora do livro 'Vítimas da Ciência - Limites éticos da experimentação animal'.