Veja abaixo a biografia dos palestrantes confirmados para o ENDA 2016
Palestrantes confirmados
Alex Cesário Veganismo e ativismo – conceitos indissociáveis?
Alex Peguinelli Esquizofrenia Jurídica (ou da impossibilidade de conceder direitos aos animais não-humanos enquanto visarmos interesses humanos)
Bruno Azambuja Abordagem e comportamentos assertivos no ativismo
Cacá Nedel A política e a causa animal: reflexões e resultados
Carlos Cipro Direito na prática: lidando com as autoridades constituídas // Projetos de lei "animalistas" e por que os parlamentares insistem em apresentá-los
Chris Cordovil O teatro como forma de promoção dos direitos animais
Daniel Caldas Força Vegana: ativismo no esporte
Danielle Tetü Rodrigues Os animais e o poder judiciário
Douglas Ribeiro Dicas para uma comunicação eficiente
Fabiu Buena Onda Permacultura vegana Fernanda Orsomarzo A inconstitucionalidade da Lei de Rodeios: estudo de caso
George Guimarães Para sermos melhores ativistas // Andamento do PLC 70/14 (vivissecção): a pressão sobre parlamentares e sobre ativistas
Leon Denis Que fazer? Problemas candentes do nosso movimento animalista // Introdução aos direitos animais
Luis Martini Introdução à abordagem abolicionista de Gary Francione
Luiz Normanha Experiências com a educação vegana e a pesquisa com animais na universidade
Marcelle Nedel A política e a causa animal: reflexões e resultados
Márcio Moreira Surya Solidária e o sonho de fazer a diferença
Nina Rosa Jacob Bate-papo com os ativistas
Sandro Rollo Habeas Corpus além da espécie humana
Taísa Leonardo A interseccionalidade como ferramenta conceitual essencial Essa lista está em construção aguardando a confirmação de outros convidados.
Acesse o item Programação ENDA no menu ao lado para conhecer a programação das edições anteriores.
Role a tela para ver a minibiografia dos palestrantes.
Alex Cesário é administrador público e gerente do setor de cadastro e benefícios sociais da Prefeitura de Araraquara, Instrutor da área de Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Instituto Sul Mineiro de Administração Municipal com formação pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e ESAF (Escola de Administração Fazendária), Delegado da Associação Universal de Esperanto, Membro titular do Conselho Municipal de Proteção à Fauna de Araraquara, Ativista abolicionista pelos Direitos Animais e coordenador do grupo VEDDAS Araraquara desde o início de 2015.
Alex Peguinelli é professor, advogado e ativista pelos direitos animais.
Bruno Azambuja é psicólogo e ativista pelos direitos animais. Voluntário da ONG VEDDAS desde 2010, dedica-se à realização de atividades de conscientização e educação em defesa dos animais. Atualmente é coordenador de atividades da ONG em eventos e coordenador do projeto do VEDDAS "Questão Animal" (difusão virtual com alcance mensal de mais de 2 milhões de pessoas). Também ministra palestras sobre direitos animais, veganismo e ativismo animalista em eventos e oficinas de capacitação para ativistas.
Cacá Nedel é Bacharel em Direito, Historiador e Servidor Público municipal. Ativista pelos Direitos dos Animais, em 2009 fundou o COMPATA (Associação Passofundense de Proteção aos Animais), grupo abolicionista no município de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul. É membro da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (CEUA-IFRS) de 2013 até o momento. Possui forte experiência em produção legislativa pró animais.
Chris Cordovil é atriz, mímica, preparadora corporal. Em São Paulo frequenta os Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN) e o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA). Desde 2004 coordena o Teatro VEDDAS, atividade com encontros semanais (ensaio e intervenção na rua) que tem como objetivo utilizar a arte educativa como instrumento para levar ao público a conscientização sobre os direitos animais.
Daniel Caldas é servidor público da Justiça Federal da Terceira Região. Diabético há quase duas décadas e corredor desde o começo de 2012, tornou-se vegano em agosto do mesmo ano. Já completou diversas provas de rua e de montanha, incluindo três ultramaratonas. Palestrante desde 2014, participou de vários eventos e feiras focados na divulgação do veganismo. Criador da página "Difícil ser vegano" no Facebook e Instagram.
Danielle Tetü Rodrigues é advogada socioambientalista de Curitiba, no Paraná. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2008); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Advogada e Professora Universitária de pós-graduação em Direito Socioambiental na PUCPR. Secretária da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Paraná. Presidente do Instituto Abolicionista Animal – IAA; membro e filiada a diversas ONGs protetoras dos animais. Conselheira Consultiva da Revista Brasileira de Direito Animal. Conselheira Editorial da Revista Jurídica Luso-brasileira (RJLB) de Portugal. Autora do livro "O Direito & os Animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa", publicado pela Editora Juruá, 1ª edição em 2003, 2ª edição em 2008.
Douglas Ribeiro é comunicador, com habilitação em Publicidade e Propaganda e fundador do Portal Camaleão que propaga conteúdos sobre o Vegetarianismo, Veganismo, Direitos Animais e Ecologia.
Fundou também o grupo CAMALEÃO, onde exerce seu ativismo animalista vegano, coordenando atividades de rua e eventos.
É responsável pelo GEDA VALE (Grupo de Estudos de Direitos Animais no Vale do Paraíba), pelo CINEMÃO e criador da campanha “Seja Vegan”.
Autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais, já atuou em rádio, jornal, mídia exterior e na assessoria e imprensa do Sindicato Metalúrgico dos Trabalhadores.
Atualmente, como profissional, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas vegetarianas e veganas, buscando fortalecer a cultura vegana e tornar o Veganismo cada vez mais acessível à sociedade.
Fabiu Buena Onda auto define-se como: "uma PNG (Pessoa Não Governamental) em busca de autonomia, envolvida em sortidos projetos e ações reais para promoção de transformações sociais, buscando oportunizar o despertar da curiosidade e reconhecimento de diferentes relações. Ajudante de obra, desinformada em publicidade, atua como polinizadora social pela união dos movimentos sociais, semeando ideias que frutificam."
Fernanda Orsomarzo é Juíza de Direito do Estado do Paraná.
Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduada em Direito Processual Penal pela Instituição Toledo de Ensino.
Indicada ao "Prêmio TGI - Banco Itaú - Professor Ormezindo Ribeiro se Paiva", pelo Trabalho de Conclusão de Curso "Os Animais Não Humanos como Sujeitos de Direito: Fundamentos Éticos, Filosóficos e Jurídicos". Ex-Escrivã da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ex-advogada. Vegana há 7 anos.
George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e com ações que ganham de destaque movimento animalista no Brasil e no exterior. Vegetariano desde os 4 anos de idade e vegano há 22 anos, é conselheiro consultivo do Instituto Abolicionista Animal (2007) e membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).
Como nutricionista dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país.
Ministra cursos e palestras sobre os temas nutrição vegetariana e veganismo no Brasil e no exterior em universidades e para o público em geral. Além da faculdade de nutrição, sua formação em nutrição vegetariana se deu por estudo próprio e pela participação em congressos científicos e conferências voltadas ao tema no exterior. George tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional.
Durante 10 anos dirigiu o VEGETHUS Restaurante Vegano (primeiro restaurante vegano da cidade de São Paulo que chegou a contar com três unidades) onde promovia cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo.
Seja no consultório, na colaboração com estudos científicos ou atuando dentro do movimento animalista, todas as suas atividades são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais.
Leon Denis é atleta e ativista vegano pelos direitos animais. Autor da obra Educação Vegana: tópicos de direitos animais no ensino médio (2012), organizador da obra Educação & Direitos Animais (2014), e co-autor das obras Visão Abolicionista: ética e direitos animais (2010) e Somos Todos Animais (2014).
Pioneiro no ensino de Direitos Animais e Veganismo em escolas públicas no Brasil. Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil, da Liga Animalista, e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.
Luis Martini é psicólogo, biólogo e vegano. Já trabalhou em projetos desenvolvidos por diversas ONGs nacionais e internacionais relacionadas à causa animal.
Coordenador e fundador de dois grupos de estudos o CEA e o GEFRAN. O CEA relacionado principalmente a Direitos Humanos e o GEFRAN - Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione, que tem entre os seus objetivos principais desenvolver propostas educacionais relacionadas à promoção do veganismo, enquanto base moral do movimento de direitos animais, e a abolição de todo e qualquer tipo de exploração animal. Também é professor de biologia em Cursinho de Educação Popular.
Luiz Normanha é vegano desde 2005 e vegetariano há 30 anos. Doutor em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo, atua como docente do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro desde 1987. Oferece, também, uma disciplina optativa intitulada “A Condição Animal: subsídios para uma discussão sobre ética, moral e consciência”, desde 2006, com uma média de 15 alunos. Nesse ano, com 27 alunos. Realiza anualmente o "Evento de Direito Animal" que, em 2014, chega a sua 10ª edição. Atua, também, em grupos locais informais de proteção a animais abandonados.
Marcio Moreira é graduado em Ciências Contábeis, mas poderia ter se graduado em Sonhos e Imaginação se este curso existisse. E foi justamente esses dois elementos que carrega no coração que o levaram a especializar-se em Jogos Cooperativos, Pedagogia Experiencial, Carta da Terra e Vivências com a Natureza. Seus pés lhe obedecem pouco e estão sempre a trilhar caminhos diferentes pela Natureza. Aliás, foi o amor incondicional a ela que fez desse mochileiro um defensor dos animais e ativista vegano. Atualmente Marcio está responsável pelas atividades e parcerias sociais da Surya Solidária, a divisão de responsabilidade socioambiental da Surya Brasil, empresa de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.
Marcelle Nedel é Historiadora, Professora e Pós graduanda na área de educação. Ativista pelos Direitos dos Animais, em 2009 fundou o COMPATA (Associação Passofundense de Proteção aos Animais), grupo abolicionista presidido por ela até hoje. Idealizadora do Projeto COMPATA na Escola. É membro da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (CEUA-IFRS) de 2013 até o momento, tendo participado da mesma comissão na Universidade de Passo Fundo de 2010 até 2012.
Nina Rosa Jacob é ativista pela defesa dos direitos dos animais desde 1994. Iniciou processo de mudança para vegetarianismo em 1976, depois aderiu ao veganismo. Em 2000 fundou o Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida, organização independente que atuava por meio da educação de valores e encerrou as suas atividades em 2015. Nina agora continua o seu trabalho como ativista independente.
Sandro Cavalcanti Rollo é Juiz de Direito do Estado de São Paulo. Ex-promotor de Justiça do Estado do Paraná. Ex-promotor de Justiça do Estado do Tocantins. Mestrando pela PUC-SP. Co-autor dos livros: o Projeto do Novo Código de Processo Penal, Editora Juspodivum, e Carreiras Específicas – Magistratura Estadual – Questões Comentadas - Estratégias de Estudo, Editora Saraiva.
Vegetariano desde 2004 e vegano desde 2014.
Taísa Leonardo é médica psiquiatra e psicanalista, trabalha com reinserção social de pessoas com transtorno mental grave dentro da perspectiva da reforma psiquiátrica. Desde 2014 participa das ações do Teatro VEDDAS e outras atividades da ONG.